Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câncer de próstata: o melhor remédio ainda é diagnóstico precoce
Início do conteúdo da página
Saúde

Câncer de próstata: o melhor remédio ainda é diagnóstico precoce

Campanha mundial busca a conscientização para um cuidado muito importante da saúde masculina

  • Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 16h59
  • Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 16h59

Se o câncer de próstata é um dos mais frequentes entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e, se não há uma forma de evitar a doença, o que se pode fazer a respeito? De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o caminho é conscientizar a população de que é preciso descobrir o problema em seu início! Para isso, acontece no mundo inteiro o movimento Novembro Azul, abraçado também pelo IFSul.

O intuito é combater a doença, motivando a população masculina a fazer exames que possam diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que atinge um em cada seis homens. O argumento é simples: embora ainda tenha índice alto de mortalidade, a doença tem chances de cura de cerca de 90%, caso seja descoberta em estágio inicial.

De acordo com o presidente da SBU, Carlos Corradi Fonseca, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. “Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente", afirma.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

 

A entidade elenca e responde algumas dúvidas frequentes, confira:

 

- Quais são os exames para detectar a doença?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

- Por que não posso só fazer o exame de sangue?

Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

- Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)

Histórico familiar

Raça (maior incidência entre os negros)

Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos

Sedentarismo

Obesidade

- É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas é possível diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.

Fim do conteúdo da página