Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul é o primeiro instituto do Rio Grande do Sul, de acordo com índice do Ministério da Educação
Início do conteúdo da página
qualidade

IFSul é o primeiro instituto do Rio Grande do Sul, de acordo com índice do Ministério da Educação

O Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado na última sexta-feira (23), também mostrou o instituto em segundo lugar na Região Sul e em terceiro no país

  • Publicado: Domingo, 25 de Abril de 2021, 07h55
  • Última atualização em Domingo, 25 de Abril de 2021, 07h55

 A qualidade da educação ofertada pelo IFSul é destaque novamente em indicadores do Ministério da Educação (MEC). Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado na última sexta-feira (23), a instituição obteve a melhor colocação entre os três institutos do Rio Grande do Sul, a segunda melhor entre os seis institutos da Região Sul e a terceira entre os 38 institutos do país. O IGC leva em consideração uma série de resultados, tanto da graduação quanto da pós-graduação stricto sensu, e avaliou mais de 2 mil instituições no país, entre públicas e privadas.

>> Confira os dados do IGC divulgados no site do MEC

Entre todas as instituições de ensino citadas no documento divulgado pelo MEC, 111 estão no Rio Grande do Sul e o instituto ocupa a 17ª posição. O resultado ganha importância ainda maior quando se leva em conta a tradição de universidades, por exemplo, no ensino superior, em comparação com a Rede Federal de Educação Tecnológica, por décadas dedicada ao ensino médio e técnico.

O reitor do IFSul, professor Flávio Nunes, recebeu com alegria o resultado obtido pela instituição, pois, segundo ele, os números mostram a qualidade colocada como horizonte a ser alcançado na oferta dos cursos. “Neste momento de tantas dificuldades que enfrentamos, em especial a pandemia do novo coronavírus, receber uma notícia boa como esta traz motivação para seguirmos enfrentado nossos desafios, sempre na busca das melhorias necessárias”, afirma.

O reitor agradece ainda a todas e todos que se envolveram neste processo de avaliação: docentes, técnico-administrativos e estudantes. “É graças ao trabalho e dedicação dessas pessoas que este resultado foi alcançado. A conquista deve ser repartida e festejada por toda a comunidade acadêmica do IFSul”, comemora. O dirigente destaca ainda que a luta da instituição é por uma educação pública, gratuita, de qualidade e referenciada pela sociedade.

Qualidade que se reflete em números

Outro dato importante a ser destacado é o de que os bons resultados do IFSul aparecem tanto no conceito médio da graduação (3,13), quanto no conceito médio do mestrado (4,18), garantindo ao instituto um IGC na faixa 4, a maior alcançada pelos institutos federais do país no ranking, que vai de 1 a 5.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento da Silva, a comunidade do IFSul está de parabéns e o resultado obtido mostra mais uma vez o reflexo de um trabalho coletivo entre os cursos, servidores, estudantes, os câmpus, a Reitoria e sua comunidade. Trabalho este que coloca a instituição em uma posição de destaque no país, a referenciando em educação de qualidade. 

O dirigente explica que, como não há indicadores semelhantes para os cursos técnicos, o indicador por ora divulgado é de extrema importância, dada a verticalização do ensino, que oportuniza ao estudante cursar, na própria instituição, desde o ensino técnico até a graduação e pós-graduação.

Ele destaca ainda que, mesmo com a expansão da oferta de matrículas no ensino técnico, o IFSul mostra, mais uma vez, o seu compromisso com a qualidade, quando comparado com as demais instituições de ensino superior, tracionais na oferta de graduação e pós-graduação. “Não podemos deixar de registrar que a missão do instituto de ofertar curso técnico sempre se manteve e se manterá, e que o ensino superior de graduação e pós-graduação tem sua origem e base alicerçada nos cursos técnicos que também são referências no país”, conclui.

Com o resultado, o IFSul se soma aos inúmeros destaques positivos da educação pública brasileira, uma vez que, das 106 instituições de educação superior públicas federais com IGC 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador.

registrado em:
Fim do conteúdo da página