Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições para o Enem 2016 terminam nesta sexta (20)

Os candidatos têm até as 23h59min da sexta-feira (20) para realizarem a inscrição

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 16h11
  • Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2016, 09h33

 
Os interessados nos cursos superiores do IFSul devem ficar atentos ao prazo final para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos que ainda não realizaram a inscrição no Enem 2016 têm até as 23h59min (horário de Brasília) da sexta-feira (20) para registrarem sua intenção de participar do exame que acontece em novembro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), até as 20h da última quarta-feira, foram registrados 6.001.792 de inscritos no exame.

A inscrição é feita online, e o candidato deve preencher todas as informações de acordo com os dados informados e atualizados junto à Receita Federal.  Ainda é necessário cadastrar um endereço de e-mail válido e informar um número de telefone, podendo ser fixo ou celular. O sistema também cria uma “pergunta e resposta” para garantir a segurança do acesso.

Para os candidatos que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas públicas a inscrição é gratuita, assim como para quem declarar carência e conseguir a isenção. O valor da inscrição para os candidatos que não estiverem entre os isentos é de R$68, e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia do exame será aplicada a prova referente aos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e meia. Já no segundo dia de Enem, os candidatos terão cinco horas e meia para responder questões referentes à Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A Redação também acontece nesse dia.

 

Te liga e clica aqui para te inscrever!

 

Digital — A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes estão no edital do Enem de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril último. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais.

Aplicativo — O aplicativo para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conterá todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além da possibilidade de acompanhamento da inscrição.

O recurso, disponível para smartphones, também servirá como instrumento de diálogo com os participantes e será usado pelo MEC para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, é necessário apresentar documento comprobatório, legível. Nele, deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.

Nome — Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário, disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na página do exame na internet.

Oportunidades — A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

 

Ferramentas de Estudo

Simulado – Ainda estão previstos três simulados: dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os simulados seguirão o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de estimar uma nota no Enem, com o objetivo de preparar os estudantes para as provas.

MECFlix – Com apenas alguns cliques, o estudante tem à sua disposição vídeos de conteúdos para treino conforme suas necessidades, o MECFlix. O ambiente interativo tem estreia prevista para 30 de abril e traz ainda notícias atualizadas sobre o Enem, um programa diário produzido pela TV Escola e também com acesso gratuito a uma plataforma de estudo personalizado de preparação para o Enem.

Programa – Com estreia prevista para maio, o novo programa da grade da TV Escola, Hora do Enem, ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem este ano com dicas de especialistas, vídeo resoluções realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.

Com duração de meia hora, o Hora do Enem será exibido todos os dias às 18h, com reprises às 7h, 13h e no fim de semana. Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais estaduais, vão reproduzir o programa em suas grades.

Plataforma – A plataforma Hora do Enem é um aplicativo disponível para web e android que reúne centenas de videoaulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC

Fim do conteúdo da página