Professor do CAVG mostra em evento nacional experimentos para motivar os alunos a aprenderem os conceitos de Física

ImagemMais um trabalho do IFSul está em exposição na 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013, que acontece em Brasília, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O professor do câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CAVG), Nelson Reyes, apresenta, no evento, o trabalho  “Metodologia para o Ensino de Ciências e Física”,  cuja proposta é mostrar aos professores como pode ser atraente ensinar os conceitos da Física para os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Reyes está expondo  como funciona   um curso de formação continuada oferecido pelo IFSul a  professores de Física do Ensino Médio e Ciências do Ensino Fundamental que  ele desenvolve em municípios próximos de Pelotas.  O objetivo é a demonstração de fenômenos físicos por meio do uso de matérias experimentais.

A demonstração desses experimentos e sua aplicabilidade, nas escolas,  tem por finalidade despertar a curiosidade dos alunos  e motivá-los a desejar aprender os conceitos da Física. Dos 68 experimentos desenvolvidos pelo professor, 22 estão em exposição na SNTC até domingo, quando o evento termina.

A SNTC  é considerada uma verdadeira feira de conhecimento e de ações por contemplar a diversidade de conquistas, prêmios, serviços e projetos inovadores na área de ciência e tecnologia. Desta forma, a SNCT contribui para a troca de experiências entre alunos e professores dos institutos da Rede Federal, bem como o surgimento de novas ideias e novos projetos.

O IFSul está no evento, expondo três trabalhos. Até quinta (24) foram expostos dois projetos do câmpus Charqueadas. Um deles, intitulado “Sistema Mecatrônico de Auxílio a Amputados”, da área de Tecnologias Assistivas, refere-se à construção de uma prótese controlada por sinais musculares, captados por eletrodos não-invasivos localizados nos membros superiores. Esses sinais serão posteriormente processados de forma digital para o controle da prótese.

Já o trabalho “Uma Aventura Especial” tem por objetivo promover a inclusão digital através do desenvolvimento de um software destinado a pessoas com deficiência intelectual. Esse software possui diversas atividades lúdicas que visam à realização de tarefas por meio das quais a criança possa, além de se divertir, raciocinar e  ser estimulada em suas capacidades cognitivas.

Sobre a semana nacional

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, e está sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI. O evento conta com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia.

A semana, deste ano, tem como tema "Ciência, Saúde e Esporte", escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Última atualização (Qui, 31 de Outubro de 2013 19:59)