Você está aqui: Página inicial
Competição

Câmpus Pelotas: aluno da engenharia elétrica é campeão estadual universitário de xadrez

Competição foi realizada em Porto Alegre

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 13h25
  • Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 13h23

Roger Minks fez história no último final de semana, em Porto Alegre. Ao vencer a final estadual do 37º Jogos Universitários Gaúchos (Jugs), o aluno da engenharia elétrica do câmpus Pelotas tornou-se o primeiro enxadrista pelotense a vencer a competição e o primeiro estudante do IFSul a garantir participação em uma final nacional da modalidade, marcada para outubro, em Goiânia.

Invicto nos Jugs, Minks obteve quatro vitórias e um empate, atingindo 4,5 pontos de um total de 5. No ano passado, ele havia sido vice-campeão estadual, novamente invicto (com 4,5 pontos de 5), mas foi superado nos critérios de desempate por Matheus Stapenhorst (UFRGS). Para o professor Rony Soares, líder da equipe masculina de enxadristas do IFSul no Jugs e responsável pelo Clube de Xadrez do IFSul/câmpus Pelotas, ao vencer a principal competição de nível universitário do Rio Grande do Sul, Minks preencheu uma importante lacuna existente no quadro de títulos da instituição de ensino.

“Já tínhamos, em anos anteriores, formado vários campeões em competições para estudantes do ensino médio, como um campeão estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) e um campeão brasileiro dos Jogos dos Institutos Federais (Jifs). Agora, com esse feito de Roger Minks, atingimos uma etapa importante na consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos”, avalia.

Conforme Soares, os meses que antecedem a final nacional dos Jogos Universitários Brasileiro (Jubs), marcada para outubro, em Goiânia, serão de intenso trabalho e preparação para alcançar um bom desempenho no torneio, que vale vaga para o mundial universitário.

Grupo forte

A equipe de xadrez do IFSul/câmpus Pelotas no 37º Jugs foi formada por quatro estudantes da Engenharia Elétrica: Roger Minks, Gustavo Cardoso, Marcel Luiz e Matheus Bueno. O torneio contou, também, com a participação de alunos da UFRGS, UFSM, UFPel, Feevale e UniRitter, totalizando 18 enxadristas na categoria masculina.

Por equipe, o IFSul/câmpus Pelotas ficou em quarto lugar, atrás da UFRGS, UFSM e UFPel, respectivamente. Esta foi a quarta participação da equipe do instituto federal no Jugs (vice-campeã em 2008 e 2016, e terceiro lugar em 2015).

Assunto(s): Xadrez , campeao