Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

Câmpus Venâncio Aires organiza palestra alusiva à Semana do Meio Ambiente

O tema do encontro foi a Agenda 21 e a importância de se pensar em uma sociedade mais sustentável

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h58
  • Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h58

A reunião geral do câmpus Venâncio Aires, que reúne todos os servidores da unidade uma vez por semana, teve uma programação especial na última quarta-feira (7). Volnei Alves Corrêa, do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade, foi convidado a palestrar sobre a Agenda 21 e a importância de se pensar o tema sustentabilidade em todas as esferas da vida.

No encontro, Volnei fez uma retrospectiva sobre os tratados ambientais pelo mundo e apresentou os eixos temáticos que a Agenda 21 propõe (veja abaixo). A partir destes temas, o palestrante apresentou dados locais que permitiram uma reflexão acerca das ações e dos impactos que elas geram no ambiente.

A palestra fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, idealizada e organizada pelo Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai) da unidade. Estavam presentes docentes e técnico-administrativos do câmpus.

Agenda 21

A Agenda 21 é um tratado global e foi um dos principais resultados da Rio-92, uma conferência voltada a questões ambientais. Seu principal objetivo é a construção de sociedades sustentáveis conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. No Brasil, quem coordena as discussões sobre o tema é a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS). Os eixos temáticos da Agenda 21, apresentados pelo palestrante, são Gestão de Recursos Naturais, Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Infraestrutura e Integração Regional, Redução de desigualdades sociais, Ciência e Tecnologia

registrado em:
Fim do conteúdo da página