Você está aqui: Página inicial
inclusão

Projetos do câmpus Camaquã propõem discussão sobre gênero e diversidade na Fenadoce

Participantes dos projetos “Feminilidades” e “Conversa fora do armário” apresentaram aos visitantes as ações desenvolvidas dentro de cada iniciativa

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 14h39
  • Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 14h39

O estande do IFSul na Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em Pelotas foi espaço para uma discussão sobre gênero e diversidade. Na quinta-feira (08), professores e estudantes do câmpus Camaquã apresentaram no evento um pouco das ações desenvolvidas dentro de dois projetos na área: o “Feminilidades” e o “Conversa fora do armário”. Os projetos têm como principais objetivos promover a inclusão e a igualdade de gênero pelo combate à homofobia e à misoginia, bem como pela compreensão das sexualidades não hegemônicas e suas complexidades.

No estande, os alunos puderam dialogar com os visitantes da feira, explicando as atividades desenvolvidas no câmpus, além de conversar com estudantes e servidores do câmpus Pelotas e da Reitoria, também presentes no evento, trocando ideias e informações sobre as iniciativas elaboradas em seus espaços educacionais.

De acordo com o professor Kim Amaral Bueno, coordenador do projeto “Conversa fora do armário”, a participação em umnum evento com a dimensão da Fenadoce foi fundamental para afirmar, junto à sociedade, a escola como um espaço de inclusão e de respeito à dignidade humana. “Além disso, podemos apresentar o IFSul como uma instituição de ensino cujos princípios norteadores transcendem à formação tecnicista, englobando o desejo de transformação humana e social por meio do empoderamento de grupos minoritários e da disseminação do respeito como a grande técnica indispensável à vida de todos nós”, destaca o docente.

Além do professor Kim, também participou do evento o professor Patrick Kovalski, coordenador do projeto “Feminilidades”. Os docentes foram acompanhados pelos alunos diretamente envolvidos nos projetos: Raphaela de Oliveira, Marina Cabral, Nataniel Furtado e Douglas Duarte, juntamente com outros estudantes do campus que também participam das atividades sistematicamente organizadas.

Prestigiando a participação do câmpus na feira, compareceram ao evento o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSul, Miguel Baneiro, e a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares.

Assunto(s): ifsul , gênero , diversidade , fenadoce , camaquã