Você está aqui: Página inicial
solenidade

Prédio do câmpus Sapiranga é oficialmente entregue à comunidade

Cerimônia aconteceu nessa segunda-feira (12)

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 18h16
  • Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 18h16

Com a presença de membros do câmpus e da região, o prédio do câmpus Sapiranga foi oficialmente entregue à comunidade. Na solenidade, que contou com a presença do reitor Marcelo Bender, foi descerrada a placa comemorativa que marca o desenvolvimento das atividades do câmpus na sede própria. A cerimônia aconteceu nessa segunda-feira (12).

Ao relembrar a história do câmpus, André Capellão, professor e ex-chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade, destacou que o câmpus é resultado de um trabalho coletivo realizado desde 2011, quando foi anunciada a terceira fase da expansão da Rede Federal. E o resultado desse trabalho conjunto, segundo ele, é o grande impacto social do ensino ofertado na unidade. “É impossível quantificar quantas pessoas foram e serão atingidas por esse câmpus”, comentou o servidor, na cerimônia, representando o diretor José Itturriet.

Um dos episódios lembrados por Capellão para narrar o histórico da unidade foi o primeiro dia de aula do câmpus, ocorrido em 2013, ainda em instalações cedidas. Na época com quatro servidores, a unidade preparou uma recepção aos estudantes com direito, inclusive, a banda de música. “Recebemos um grupo de alunos que, naquela época, eram os grandes desbravadores matriculados no então desconhecido câmpus Sapiranga. Que escola técnica era essa onde diziam que havia formação de qualidade e ainda de graça?”, lembrou o servidor, exemplificando a expectativa gerada na comunidade com a instalação de uma instituição de ensino federal na região.

Ao descerrar a placa comemorativa junto à diretora do câmpus, Rita de Cássia Dias Costa, o reitor Marcelo Bender também destacou o empenho e a trajetória do servidor José Itturriet, que foi diretor do câmpus e atualmente está afastado, na construção da unidade. O dirigente ainda parabenizou o empenho dos servidores que, junto ao diretor, conduziram esse projeto.

A cerimônia também contou com a presença da prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, do deputado federal, Renato Molling, e do reitor eleito do IFSul, Flávio Nunes.

Saiba mais

Além do câmpus Sapiranga, outras quatro unidades do IFSul contaram com cerimônias de entrega do prédio à comunidade. Nos meses de maio e junho, os câmpus Jaguarão, Lajeado e Novo Hamburgo, além da Reitoria, também oficializaram a realização de suas atividades nas sedes próprias.