Você está aqui: Página inicial
educação pública

Reitor Flávio Nunes participa de reunião na Assembleia Legislativa sobre cortes de verbas em universidades e institutos federais

Um grupo de reitores esteve na Assembleia Legislativa para falar sobre o momento atual e os riscos que as instituições correm devido aos cortes orçamentários

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 17h41
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 20h11

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, fez parte do grupo de reitores e pró-reitores que se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, nessa quarta-feira (16), para falar sobre uma série de problemas que estão ameaçando o funcionamento das instituições federais da área de educação instaladas no estado.  Na audiência, foram abordados a redução orçamentária, o contingenciamento das verbas destinadas a investimentos e custeios das instituições, além das ações decorrentes dessas medidas.

De acordo com os relatos dos dirigentes presentes na reunião, o governo federal, em 2017, cortou 30% dos repasses às universidades e institutos federais e contingenciou cerca de 25% no custeio, destinado a despesas para funcionamento. Por conta das medidas, segundo os dirigentes, tanto as universidades federais como os institutos se encontram em uma situação emergencial, totalmente restritiva, que aponta o mês de setembro como limite para manter o funcionamento pleno das unidades de ensino.

Mobilizações

Para Flávio Nunes, esse tipo de audiência fortalece as instituições. “É louvável a iniciativa da Assembleia Legislativa de promover o encontro dos reitores das instituições públicas federais da área de educação do estado para lutarmos em conjunto contra as nossas dificuldades e, a partir dessa articulação, fazermos um movimento unificado”, avalia o reitor.

Conforme Flávio, entre os encaminhamentos apresentados na audiência, estão a criação da Frente Gaúcha em Defesa da Educação Pública, que será lançada no dia 1° de setembro, bem como mobilizações contínuas para conscientizar lideranças estudantis, políticos, servidores, entidades e a sociedade em geral a respeito das consequências dos cortes orçamentários.

Educação e desenvolvimento regional

Esse assunto também estará em pauta durante o Seminário “Educação e desenvolvimento regional”, que será realizado nesta sexta-feira (18), no câmpus Pelotas.

O evento, que tem o IFSul como parceiro, é organizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS) e pelo Fórum Democrático dentro da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos.  O objetivo é sensibilizar a comunidade para o papel dos institutos federais no desenvolvimento do estado. A atividade, aberta ao público, será às 9h, no auditório Enilda Feistauer do câmpus (Praça Vinte de Setembro, 455).Ainda na sexta-feira, o seminário será realizado em outra cidade abrangida pelo IFSul.

Em Bagé, o evento está previsto para as 15h na Câmara de Vereadores do município.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS