Você está aqui: Página inicial
reitoria nos câmpus

Equipe de gestão do reitor Flávio Nunes inicia agenda de visita aos câmpus

Novo Hamburgo, Gravataí, Sapucaia do Sul e Sapiranga foram os primeiros câmpus a receberem a comitiva de gestores da Reitoria, que deverá percorrer todas as unidades do IFSul

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 13h51
  • Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 13h51

Ao longo do mês de setembro, a comunidade de todos os câmpus do IFSul poderá conhecer de perto os novos gestores do instituto. Em comitiva, o reitor Flávio Nunes e os pró-reitores e diretores sistêmicos de sua gestão começaram a percorrer cada uma das 14 unidades do IFSul para apresentar a estrutura de suas pastas, bem como as principais demandas, ações e projetos dos setores.

Nos encontros, iniciados nessa terça e quarta-feira nos câmpus Novo Hamburgo, Gravataí, Sapucaia do Sul e Sapiranga, os participantes também puderam fazer perguntas aos gestores e apresentar as principais necessidades e características do seu câmpus. Além disso, após a apresentação, os participantes dividiram-se em grupos de interesse para conversar diretamente com os pró-reitores e diretores ligados às suas atividades. A construção do planejamento anual de 2018 também foi pauta de reunião após cada encontro.

O início das visitas com a comitiva acontece cerca de dois meses depois da posse dos novos gestores. Nesse período, Flávio destaca já ter tido a oportunidade de circular em todos os câmpus, mas que levar a estrutura de gestão da Reitoria em peso para as unidades é uma ação bastante gratificante, já que são nesses momentos que os pró-reitores e diretores podem ver de perto a realidade de cada câmpus e vice-versa: a comunidade dos câmpus também pode conhecer mais detalhadamente as atividades e ações desenvolvidas dentro da Reitoria.

Devido à delicada situação financeira das instituições públicas de ensino, o contingenciamento dos recursos de custeio foi uma das pautas recorrentes nos quatro primeiros câmpus visitados. Ao ouvir as principais dificuldades relatadas nessas unidades em relação ao impacto no instituto dos cortes do governo, Flávio destacou a importância da visita e reafirmou a necessidade de todas as pessoas envolvidas com os câmpus se unirem às iniciativas estaduais e nacionais de mobilização em defesa dos institutos federais.

“Quando vocês trazem as suas dúvidas ou angústias em relação à situação financeira do câmpus, saibam que não estamos aqui para fugir dessas questões, pelo contrário: a importância dessas visitas está justamente em podermos conversar e mostrar a todos a real situação da instituição”, comentou o reitor. Além de citar a economia de recursos como uma das medidas já utilizadas pelo instituto para o momento de crise, Flávio convidou todos os presentes a se engajarem nas atividades promovidas em diferentes esferas para mostrar o impacto social da instituição e, assim, defender a manutenção de seus recursos.

Algumas das ações de mobilização citadas pelo reitor, das quais o IFSul é parceiro assim como os outros dois institutos federais do estado – IFRS e IF Farroupilha –, são os seminários promovidos pela Assembleia Legislativa do RS (AL/RS) em cidades abrangidas pelos institutos. Nesses eventos, de grande participação popular, representantes de diferentes segmentos somam vozes em defesa da educação pública no desenvolvimento regional. O ponto culminante desses encontros, inclusive, será a audiência pública que acontecerá no dia 18 de setembro, no auditório Dante Barone da AL/RS, reunindo representantes dos institutos e universidades federais do estado, bem como da Universidade Estadual do RS (Uergs).

Além dessas atividades, Flávio lembrou que está programado para 29 de setembro um dia inteiro de mobilização. Na data, cada câmpus poderá abrir as portas da instituição, em atividades como aulas públicas, palestras e abraço simbólico, para a comunidade entender e conhecer melhor o que é feito dentro dos institutos federais.

Oportunidade para reafirmar apoio da Reitoria aos câmpus

Após a fala do reitor, cada um dos gestores apresentou a estrutura de seus setores, as principais demandas de trabalho e os projetos sobre os quais as equipes se dedicam. De forma unificada, os pró-reitores e diretores ratificaram o apoio da Reitoria às necessidades e demandas dos câmpus, colocando as suas equipes à disposição dos servidores.

Entre os integrantes da comitiva, estão o assessor do reitor, Antônio Carlos Brod; o pró-reitor de Ensino, Guilherme Rostas; o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Vinícius Martins; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte; a pró-reitora de Administração e Planejamento, Daniela Volz Lopes; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Nilo Pozza; o diretor de Assuntos Internacionais, César Nogueira; a diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva; a coordenadora de Gestão Estratégica, Flávia Katrein; o diretor de Projetos e Obras, Carlos Francisco Plá; a diretora de Tecnologia da Informação, Carla Pires; e o auditor geral Laerte Karnopp.

Confira as próximas visitas agendadas:

12 de setembro - Charqueadas às 9h, Lajeado às 15h e Venâncio Aires às 19h;

13 de setembro - Passo Fundo às 10h;

14 de setembro - Câmpus Pelotas Visconde da Graça às 13h;

26 de setembro - Bagé às 9h e Santana do Livramento às 16h;

27 de setembro - Pelotas às 17h;

28 de setembro - Jaguarão às 9h e Camaquã às 16h.