Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
diversidade

Câmpus Pelotas promove debate sobre a temática LGBT nesta quarta-feira (13)

Atividade será realizada no auditório principal, às 17h

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 15h01
  • Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h03

Alunos e servidores do câmpus Pelotas estão convidados a participar, nesta quarta-feira (13), às 17h, do debate “Preconceito, resistência e orgulho: O lugar da população LGBT no século XXI”, que visa discutir e esclarecer as questões que envolvem a população LGBT, bem como os preconceitos por ela sofridos.

O evento, que ocorrerá no auditório principal do câmpus, foi desenvolvido pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged), juntamente com a Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) e o Serviço de Psicologia, para atender a demanda de pedidos de professores e alunos, pois, apesar do tema ter ganhado um maior espaço de discussão na atualidade, sua abordagem se faz necessária no ambiente escolar. 

“É uma realidade atual. Convivemos com vários tipos de identidade de gênero, e as pessoas estão precisando se adaptar, se conscientizar. Ainda mais no nosso ambiente, composto essencialmente por adolescentes que estão em seu momento de desenvolvimento da identidade”, afirma a psicóloga Letícia Galery Medeiros. Segundo ela, a violência (física, psicológica e sexual) contra a população LGBT é consequência do sistema de patriarcado, que engloba o machismo, a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia. Estas fobias são reflexos de uma sociedade baseada em ideologias conservadoras e reacionárias, que desrespeitam mulheres e LGBTs.

Letícia afirma ainda que essa é a primeira das ações que se pretende realizar no câmpus, no que diz respeito à integração das minorias. Segundo a psicóloga, está previsto para novembro um novo debate, dessa vez, sobre o empoderamento feminino, que tratará a respeito da discriminação e violência enfrentadas pela mulher e, em particular, pela mulher negra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página