Você está aqui: Página inicial

3ª Feira do Livro de Inverno acontece no câmpus Pelotas

Programação conta com a participação de diversos autores locais

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h00

Até sexta-feira (15), a 3ª Feira do Livro de Inverno (FLI) promete movimentar o câmpus Pelotas. E são muitas as novidades. Além do escambo literário, oficinas criativas e rodas de conversas com escritores, esta edição contará, também, com a apresentação de projetos desenvolvidos em sala de aula.

Durante os intervalos desta quarta (13) e de sexta (15), será realizado no hall de entrada o “Curta o Intervalo”, que consiste na exibição dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes na disciplina de literatura, sob orientação das professoras Camila Dalcin e Viviane Lino. Futuramente, a ideia, que hoje é desenvolvida nos dois últimos semestres, se tornará projeto de ensino.

Segundo o titular do Departamento de Ensino de Formação Geral, professor Gilnei Oleiro Corrêa, a feira vem experimentando inovações e tende a ser cada vez mais aperfeiçoada, porém, sem perder o foco inicial. “A feira foi criada para estimular a leitura e a economia solidária. Nada aqui é vendido. Começou como uma atividade bem pequena e vem crescendo muito nos aspectos de atividades e interesses, pois faz parte de um processo de alfabetização literária”, avalia.

Além da aproximação dos alunos com o fazer literário, a Feira do Livro de Inverno visa a valorização dos autores locais, que estarão em sala de aula dividindo suas experiências com os estudantes. Nesta edição, o homenageado será o escritor pelotense José Luiz Braga Maurício, que desenvolveu sua obra literária no período em que foi um dos presos políticos da ditadura.

Quarta-feira (13/9)

10h – Ângelo Vigo (poeta)

Local: Sala de arte

10h – “Conversas Virtuais: experiência e criação de Fanfic” com Sara Lopes (aluna Campus IFSUL/ ficwriter), Roxane da Silva Ribeiro ( ficwriter/escritora) e Suelen Rodrigues Viana (ficwriter)

Local: Mini 4

14h15min – Jonas Fernando

Local: Sala Ambiente

16h – “Crônicas Urbanas de Simões Lopes Neto” com Luis Borges (escritor e crítico literário)

Local: Mini 3

17h –  “Preconceito, Resistência e Orgulho: o lugar da população LGBT no século XXI”

Local: Auditório principal

20h30min - Lena Fuão (poeta)

Local: Mini 2

19h - Álvaro Barcelos (escritor)

Local: sala COCIHTEC

20h30min - “Memórias de um pelotense” com Nelson Granada (escritor)

Local: sala COCIHTEC

Sexta-feira (15/9)

9h - Luisa Casanova (escritora e professora)

Local: Sala de arte

14h15min – Eduardo Majer

Local: Sala ambiente

16h45min – Stephany Lacerda (escritora)

Local: Mini 1

Local: Centro de convivencia

“Literatura Del Sur. Propuestas escriturales en el contexto de la antropofagia cultural” com Rodolfo Hlousek Astudillo

19h - Oficina: “Cartonagem e as possibilidades criativas do cartón” com Luisa Casanova  e Camila Dalcin (curso Design).