Você está aqui: Página inicial
obmep 2017

Mais de 200 alunos do IFSul são finalistas na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Além de contar com finalistas de 11 unidades, os câmpus Pelotas e Sapucaia do Sul também serão sede da última fase da competição

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 11h46
  • Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 17h05

A prova da última fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terá a participação de mais de 200 alunos do IFSul. Estudantes dos câmpus Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires representarão o instituto nesta fase da competição. Além disso, os câmpus Pelotas e Sapucaia do Sul foram escolhidos como locais para a aplicação da avaliação, que acontece em todo o país, no sábado (16), às 14h30min.

Nesta fase da competição, os classificados concorrem a prêmios como medalhas e bolsas de estudos. A prova conta com seis questões dissertativas, e a avaliação é feita por uma banca regional e nacional. Os conteúdos explorados na prova são geometria, aritmética, combinatória e jogos.

Leia mais: Quatro câmpus do IFSul são de preparação intensiva para competições matemáticas

Expectativa em sediar a Obmep

Segundo o professor de matemática do câmpus Pelotas, Julio Mohnsam, a escolha do câmpus como sede se deu em virtude da estrutura e da localização. Para ele, a expectativa para esse ano é de que o número de premiados do IFSul aumente. “Em 2017, contamos com dois cursos preparatórios da Obmep no câmpus para alunos da região, o Pólo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) e o Programa de Iniciação Científica (PIC), além da realização da 1ª Olimpíada Regional de Matemática do IFSul”, destaca.

Já para o professor de matemática do câmpus Sapucaia do Sul, Roberto Bokowski, ser sede da última prova da Obmep é uma ótima oportunidade de divulgação da unidade. “Conhecendo a nossa estrutura, os alunos de outras instituições podem passar a ter vontade de estudar no IFSul”, ressalta. Segundo ele, a expectativa é de que os alunos conquistem medalhas: “temos alunos muito bons, inclusive alguns já foram medalhistas em outras edições da Olimpíada”, destaca.

Obmep

Criada em 2005, a Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Confira o número de finalistas por câmpus

Bagé

19 finalistas