Você está aqui: Página inicial
planejamento

Construção do planejamento anual 2018 tem início no IFSul

O planejamento tem como objetivo definir quais ações serão realizadas durante todo o ano em cada unidade do instituto

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 11h44
  • Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 11h45

A construção do planejamento anual 2018 já começou no IFSul. Ao longo deste e dos próximos meses, servidores e estudantes de cada câmpus poderão contribuir, por meio das comissões locais, com a elaboração das ações que farão parte do planejamento da unidade no próximo ano. As reuniões de apresentação da metodologia de trabalho, conduzidas pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional junto às comissões locais, estão acontecendo durante as visitas da comitiva de gestores da Reitoria aos câmpus do IFSul.

“É importante que a comunidade procure a comissão da sua unidade e se envolva com o planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo de todo o próximo ano” - Ana Paula Nogueira e Silva, diretora da DDI

A realização das primeiras reuniões com as comissões durante as visitas aos câmpus é, de acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva, uma forma de apresentar presencialmente o documento norteador para a elaboração do planejamento. A ideia de conversar diretamente com as comissões, segundo ela, permite que seja apresentado e explicado com mais detalhamento de que forma deve ser preenchido o formulário das ações do câmpus, já que essas ações devem atender os objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2019 do IFSul.

A construção do planejamento anual é conduzida pela DDI por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE).

Construção do planejamento conta com novidades

Um dos diferenciais do planejamento anual 2018 em relação aos anos anteriores está no próprio formato do documento. A partir da percepção da DDI da necessidade de um tratamento específico às ações de determinadas áreas, o planejamento anual, que antes culminava na construção de um único documento, dará origem agora a quatro documentos: o Plano de Atuação Sistêmica do IFSul, o Plano de Ação (da Reitoria e dos câmpus), o Plano de Obras e o Plano de Tecnologia da Informação.

“Com a avaliação de experiências anteriores, identificamos que era necessário tratar isoladamente as demandas que representavam uma grande parte dos planos de ações, como obras e TI”, explica Flávia Katrein, coordenadora de Gestão Estratégica da DDI. A coordenadora ainda complementa que outra novidade é a criação da figura do articulador de planejamento, que atuará como representante da comissão local e será o contato do câmpus com a CGE durante todo o processo, levando ao setor as principais questões operacionais identificadas pela comissão ao longo da elaboração das ações.

Participação da comunidade é fundamental

Mesmo com a realização do plano de ação do câmpus sendo construído diretamente junto às comissões locais, é fundamental que os servidores e estudantes de cada unidade participem ativamente do processo, auxiliando as comissões na identificação das principais demandas do câmpus. “É importante que a comunidade procure a comissão da sua unidade e se envolva com o planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo de todo o próximo ano”, destaca Ana Paula.

Saiba mais

Planejamento anual - O planejamento anual tem como objetivo definir quais ações serão realizadas durante o ano, com foco, principalmente, no atingimento das metas e objetivos estabelecidos no PDI 2014-2019. São balizadores para a definição das ações o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Relatório da Avaliação Institucional, o orçamento previsto para a unidade e as demandas locais. Mais informações, como os documentos relacionados à construção do planejamento anual e a composição das comissões de cada unidade, podem ser obtidas neste link.

Comissões locais - As comissões locais serão responsáveis por conduzir o processo de planejamento na sua unidade e são formadas pelo diretor-geral como presidente, por dois representantes da gestão, por dois representantes dos docentes, por dois representantes dos discentes e por dois representantes dos técnico-administrativos. Na Reitoria, a composição da comissão é de dois representantes de cada setor (Pró-reitorias, Diretorias Sistêmicas e Gabinete do Reitor), sob a presidência da DDI.