Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
JIF NACIONAL

Ouro, prata e bronze: IFSul vai ao pódio em quatro modalidades coletivas no JIF Nacional

Além das oito medalhas conquistadas no atletismo e no judô, IFSul volta dos JIFs com ouro no futsal feminino, prata no handebol feminino e bronze no vôlei e basquete masculinos

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 16h56
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 16h56

“Essa gurizada do IFSul é tão concentrada e educada, que parece até criada pela vó”. Certas frases definem tão bem uma realidade que precisam ser compartilhadas. E essa frase aí, sobre o porquê de o IFSul ter voltado da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) com tantas medalhas, não é de nenhum professor ou de outra pessoa que talvez pudesse ser suspeita para falar de nossas equipes. A frase, dita da arquibancada, é de um dos quatro motoristas responsáveis por levar os nossos 62 atletas para a competição em Poços de Caldas, Minas Gerais, em viagens de cerca de 26 horas.

“Essa gurizada do IFSul é tão concentrada e educada, que parece até criada pela vó”, comenta, entre risos, o motorista Luís Roberto, torcedor assíduo dos nossos atletas junto ao colega Valdoir Domingues da Silva

O seu Luís Roberto Fonseca, autor da definição, está certo. O comprometimento e a dedicação dos nossos atletas eram perceptíveis durante toda a competição. E tamanho foco trouxe resultados concretos: o IFSul volta do maior evento esportivo da Rede Federal com ouro no futsal feminino, prata no handebol feminino, bronze no vôlei e no basquete masculinos, além de oito medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes provas do atletismo e do judô (confira aqui a matéria completa sobre essas duas modalidades).

Futsal feminino leva ouro com direito a sete gols de diferença

Acompanhando jogos das nossas equipes ao longo de toda a semana de competição, foi justamente na final do futsal feminino que o seu Luís estava neste domingo (08), último dia de JIFs. No ginásio da final, a nossa torcida pé-quente não assistiu a apenas um simples jogo, mas a um verdadeiro show de bola da equipe treinada pelo professor Maurício Giusti, majoritariamente formada por atletas do câmpus Pelotas-Visconde da Graça. As meninas jogaram contra a equipe do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e fecharam a partida em 7 a zero, com o primeiro gol já no início do jogo.

Começar o jogo abrindo vantagem, inclusive, era uma das táticas pensadas pelo técnico para trazer tranquilidade ao time para o restante da partida. As outras eram pressionar o tempo inteiro e apostar em manobras táticas para escapar da retranca do time adversário, como as bolas laterais. A estratégia de jogo foi montada com base na primeira partida disputada pelas meninas que foi exatamente contra o mesmo time. “Viemos para esse jogo sabendo o que esperar, porque na primeira partida elas nos deram o caminho de como preparar o time para a final”, comenta o técnico. Segundo ele, no primeiro jogo entre as duas equipes, as meninas do IFSul foram surpreendidas pelo jogo fechado das adversárias, tanto que o primeiro gol da nossa equipe saiu apenas no segundo tempo da partida, encerrada em 1 a 1.

Além da atuação coesa de toda a equipe, entre os nomes do jogo, Maurício destaca que Evelyn Silva e Paola Taffarel foram motores do time e que Bruna Dornelles, do câmpus Venâncio Aires, brilhou na partida. “A atenção do outro time se voltou para a Evelyn e a Paola, quase com marcação individual, e a Bruna apareceu: com golaço, com chute cruzado...”. No jogo, os setes gols foram feitos por Paola (1), Evelyn (1), Aline Bonini (3) e Bruna (2).

Para chegar ao resultado alcançado, concentração e foco foi a palavra de ordem. “As gurias foram espetaculares do início ao fim da competição. Elas foram de um respeito e comprometimento únicos. E isso não é uma imposição nossa: elas têm total liberdade, que elas mesmas conquistaram por causa da maturidade delas, e usaram os tempos entre jogos para se alimentar no horário certo, fazer uma massagem na perna uma da outra para recuperação, etc. Enfim, elas não deixaram de aproveitar nada, mas fizeram tudo sem excessos”, conta o treinador.

A união do time também foi citada pela atleta Evelyn para a conquista do ouro. “O jogo não foi tranquilo, demos muito gás, mas a nossa equipe estava tranquila e o banco deu muita força”, comenta a estudante, acrescentando que o entrosamento do time é uma das marcas das meninas, que também foram acompanhadas pela professora Roberta Bermudes.

Handebol feminino é prata e vai ao pódio pelo terceiro ano seguido

Também voltando para casa entre as melhores do Brasil, as meninas do handebol disputaram uma final apertada até o último minuto de jogo e levaram a medalha de prata da competição. Com uma campanha impecável ao longo de todas as etapas dos JIFs, elas chegaram à final contra o Instituto Federal do Pará (IFPA), que venceu o jogo por 16 a 13. A disputa foi tão equilibrada que o primeiro tempo se encerrou em 8 a 8 para cada lado.

Lembrando a expectativa do time para a final, o treinador Vinícius Costa comenta que é o terceiro ano seguido que a equipe vai ao pódio do JIF Nacional: em 2015, as meninas foram vice-campeãs; em 2016, terceiro lugar; e em 2017, vice novamente. “Óbvio que fica um gostinho amargo ao perder uma final, mas vem logo um sentimento de que o trabalho é bem feito. Somos o único instituto que chegou entre os três primeiros em três anos seguidos no handebol e talvez poucos conseguiram nas outras modalidades coletivas”, ressalta.

Durante a premiação, não faltaram lágrimas e sorrisos. “Alana Retzlaff, Alana Treptow, Jade, Luíza, Pietra, Camila, Julia Bicca, Laura, Helena, Júlia Ávila, Eduarda e Khauane, vocês são guerreiras demais. Estou muito orgulhoso dessas alunas que acreditam no trabalho e cada vez mais me motivam a seguir em frente!”, agradece o técnico.

Vôlei masculino conquista o bronze e alcança feito histórico

Uma conquista histórica para o vôlei do IFSul: o bronze alcançado pela equipe masculina na modalidade é a primeira medalha conquistada pelo instituto nos jogos. “Foi um resultado esperado. Às vezes até ficamos com a sentimento de que podíamos ter ido um pouco mais, porque tivemos o jogo na mão algumas vezes contra a equipe que foi campeã (IFMT), mas conquistamos o nosso objetivo, que era de trazer uma medalha para casa”, avalia o professor Thiago Borges. Na semifinal, contra o IFMT, o IFSul venceu o primeiro set por 25 a 13 e perdeu os seguintes por 25 a 23, 25 a 18 e 25 a 22.

Para o treinador, uma das principais dificuldades enfrentadas pela equipe é a questão emocional. “A principal dificuldade sempre vai ser o nervosismo de uma competição nacional, e isso só passa com a participação cada vez mais efetiva deles nos jogos, mas para isso há um longo caminho nas nossas etapas internas, onde as equipes dos outros câmpus estão cada vez melhores, e no sul-brasileiro, de onde sai apenas uma equipe vencedora”.

Justamente pela dificuldade de chegar à etapa nacional, Thiago acredita que a principal conquista da equipe na competição seja o próprio fato de participar. “A base dessa equipe foi montada há dois anos e, teoricamente, ano que vem é o último ano dessa equipe. Viemos conquistando vários títulos estaduais desde o ano passado, então eles estão ficando cada vez mais maduros”, comenta o treinador. De acordo com ele, a evolução do time é a principal aposta para chegar ao nacional do próximo ano ainda mais forte e, quem sabe, subir mais alto no pódio.

Basquete é bronze no masculino e única modalidade a levar os dois naipes para a competição

Única modalidade do IFSul a levar as equipes dos naipes masculino e feminino à etapa nacional dos jogos, o basquete também levou atletas ao pódio. Com as duas equipes classificadas até a semifinal, foi no basquete masculino que veio a medalha de bronze. Foi contra a equipe campeã da modalidade (Instituto Federal do Espírito Santo), inclusive, que o time dos meninos disputou a semifinal.

“O sentimento é o do dever cumprido. Ver nossos alunos entre os melhores da nossa rede de ensino não tem preço. Quanto aos resultados, sempre fica um gostinho de quero mais, mas mesmo quando alcançamos a primeira colocação, logo alguém fala ‘ano que vem tem mais’ e isso é o que nos move”, destaca o treinador Jorge Otte. Para ele, ver a alegria e o crescimento dos alunos como cidadãos mais comprometidos, justos e honestos é o verdadeiro sentido da competição.

Além de uma terceira colocação nacional, Jorge comenta que os JIFs trouxeram muitas outras conquistas: “estar no meio dessa galera tão extrovertida e dedicada e dos colegas professores, que são muito mais do que colegas, é realmente um privilégio. Não há distância que nos faça deixar de representar essa instituição e estar junto com nossos alunos!”

 

Confira, em lista, os resultados conquistados pelo IFSul na etapa nacional:

Ouro – Futsal feminino

Prata – Handebol feminino

Bronze – Basquete masculino

Bronze – Vôlei masculino

 

Judô

Prata – Peso médio masculino – Augusto Vogt

Prata – Absoluto masculino – Augusto Vogt

Bronze – Peso meio leve feminino – Sheila Nuñez

Bronze – Torneio por equipes – IFSul, IFSC e IFPR

 

Atletismo

Ouro – 200m rasos – Pedro Henrique Corrêa de Castro

Ouro – 100m rasos – Pedro Henrique Corrêa de Castro

Prata – Salto em distância masculino – Gustavo Dallafávera

Bronze – Salto triplo masculino – Gustavo Dallafávera

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página