Você está aqui: Página inicial
Aniversário

Câmpus Pelotas completa 74 anos nesta quarta-feira (11)

Programação especial de aniversário se estenderá até o dia 20 de outubro

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 14h20

A direção-geral do câmpus Pelotas divulgou a programação alusiva ao seu aniversário de 74 anos, celebrado oficialmente nesta quarta-feira, 11 de outubro. As festividades começaram na segunda-feira (9) e seguem até o dia 20. Até lá, alunos e servidores poderão curtir uma série de atrações, entre elas, apresentações musicais, homenagens e o tradicional “Parabéns a você”.

Nesta terça-feira (10) seguem as apresentações culturais durante o intervalo da tarde (15h45min).  Já na quarta (11), data oficial do aniversário do câmpus, a programação se estenderá durante todo o dia. Além do tradicional “Parabéns a você”, acompanhado do bolo de aniversário, estão previstas apresentações das bandas do Cerenepe e da Brigada Militar, e o descerramento de placa comemorativa aos 74 anos.

Na semana do encerramento das comemorações, haverá, nos dias 17 e 18, uma edição especial da feira de artesanato e artes “Prata da Casa”, onde servidores (ativos e inativos), alunos e terceirizados poderão mostrar seus talentos e comercializar seus produtos. Ainda no dia 17, será realizado o “Chá dos Aposentados”, às 16h30min.

A programação encerra-se no dia 20, com um jantar (churrasco), por adesão, no CTG Carreteiros do Sul, no valor de R$ 20,00.

Centenário

Este ano, as comemorações dos 74 anos ganharam um brilho ainda mais especial, segundo os organizadores. É que em 2017, comemora-se também os cem anos da Escola de Artes e Officios, um dos embriões do atual câmpus Pelotas do IFSul, fundada em 1917.

Apesar de o marco oficial para a celebração de aniversário seja o 11 de outubro de 1943, data da federalização da Escola Técnica de Pelotas, a atual direção do câmpus Pelotas faz questão de ressaltar o centenário da Escola de Artes e Officios devido à importância dela para a trajetória de sucesso da instituição de ensino que conhecemos hoje.

“A Escola de Artes e Officios não só exaltava a importância da educação profissional para o desenvolvimento na nação, através da qualificação do aluno para o trabalho, mas também disseminava a ideia de as escolas profissionais eram um importante agente de regeneração social”, destaca o professor Carlos Corrêa, diretor-geral do câmpus Pelotas.

O dirigente lembra que muitos daqueles ideais se mantêm vivos até hoje, embora o formato de instituição e as propostas assumidas ao longo dos anos sofreram mudanças para poder acompanhar as transformações sociais e as realidades vividas pelo mundo do trabalho a cada época.

Atualmente, o câmpus Pelotas é maior unidade do IFSul com cerca de 5 mil alunos matriculados em mais de 20 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Conta hoje com 420 professores (efetivos e substitutos), 219 técnico-administrativos e cerca de 140 funcionários terceirizados.

Programação Oficial

Dias 09 e 10/10

Apresentações culturais no intervalo

Dia 11/10

9h30 - Apresentação da Banda do Cerenepe e bolo comemorativo ao aniversário.

15h30 - Apresentação da Banda da Brigada Militar, bolo e descerramento de placa comemorativa ao aniversário.

21h - Bolo comemorativo ao aniversário.

Dias 17 e 18/10

Edição especial da feira "Prata da Casa"

Dia 17/10

Chá dos aposentados