Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
OUTUBRO ROSA

Vamos falar sobre a vida depois do diagnóstico de câncer de mama?

Apesar de o resultado positivo do diagnóstico ser algo realmente difícil para qualquer mulher, a boa notícia é que é possível vencer o câncer de mama

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h52
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h54

Quantas mulheres já viveram ou estão vivendo a experiência da descoberta da doença? O que fazer? Será o fim?  A todas as pacientes que estão nesta situação ou temem fazer os exames por medo de descobrir a verdade, a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) tem palavras de ânimo. Não é hora de desistir! Nesta batalha contra o câncer, cada vez mais a doença tem sido vencida. Confira no texto abaixo:

“"Agora é pra valer! Depois de todos os exames que o médico me pediu e toda a angustia que eu passei, a notícia não é boa: eu estou com câncer!' Enfrentar uma doença que ameaça a vida, muitas vezes com tratamentos difíceis e cercada de estigmas não é tarefa fácil. Um turbilhão de sentimentos e pensamentos invadem a mente: medo, angústia, incertezas, inseguranças, raiva. Sentimentos contraditórios e intensos costumam estar presentes.

A neoplasia ainda é uma doença cheia de preconceitos. Seu nome está vinculado a dor, ao sofrimento e à morte. No entanto, a realidade nos mostra que o câncer também pode ser sinônimo de luta, superação e vida. Felizmente as terapias têm evoluído e a cura já passa a ser realidade em um número expressivo de casos. O paciente tem um papel fundamental na sua própria recuperação, suas atitudes podem ser determinantes para o sucesso do tratamento.

O modo como cada pessoa vai enfrentar o diagnóstico e o tratamento está relacionado as características pessoais, a sua história, seu modo de vida e do apoio que ela receberá de seus amigos, familiares e equipe de saúde, afinal “ninguém vence uma guerra lutando sozinho. Lembre-se é possível vencer o câncer de mama!”

(Equipe Nass)

registrado em:
Assunto(s): diagnóstico , câncer , mama
Fim do conteúdo da página