Você está aqui: Página inicial
internacional

Experiência binacional do IFSul é apresentada em seminário do MEC

Trabalho desenvolvido entre o IFSul e a UTU foi apresentado no evento organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h48
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 10h54

Com um trabalho de educação profissional já consolidado na fronteira com o Uruguai, o IFSul foi uma das instituições convidadas pelo Ministério da Educação (MEC) a compartilhar a sua experiência no 1º Seminário Perspectivas Globais e Regionais em Educação Profissional e Tecnológica no Âmbito do Setor Educacional do Mercosul (SEM). No evento, foi apresentado aos participantes o trabalho binacional desenvolvido entre o IFSul e a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), cuja parceria completou uma década no ano passado. O seminário aconteceu entre essa segunda e quarta-feira (25), em Brasília.

Além dos representantes de países do Mercosul, foram convidados palestrantes de outros países como Finlândia, Noruega, Canadá, Suíça e Portugal. “Eles foram convidados para que pudessem falar de experiências bem-sucedidas nestes países. Eles já estabelecem parcerias como o Brasil e têm outras práticas que podem ser incorporadas”, destacou a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento. A titular da pasta ressalta que o seminário permitiu o avanço das cooperações. “Este seminário é importante para atualizar e pensar a próxima década da educação profissional no Mercosul. Um evento como este é fundamental para que possamos construir novas pontes, mapeando pontos em comum, desafios em comum e trazendo quais soluções cada um tem para estes desafios”, disse.

IFSul é destaque no evento com experiência binacional

Entre as práticas já desenvolvidas e apresentadas no seminário estava a parceria entre o IFSul e a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), que oferecem formação técnica binacional para brasileiros e uruguaios.

“Atuamos nas regiões de fronteiras com o Uruguai, e essas escolas binacionais surgem no intuito de criar uma integração entre os dois países. Avançamos em muitas questões e hoje temos uma certificação dupla com assinatura das duas instituições e validade nos dois países”, explicou o reitor do IFSul, Flávio Nunes, acompanhado pelo diretor de Assuntos Internacionais do instituto, César Nogueira, e pelos diretores do câmpus avançado Jaguarão, Fabian Debenedetti, e câmpus Santana do Livramento, Celso Gonçalves. No território brasileiro, as aulas acontecem no instituto, e do lado uruguaio, no câmpus da UTU. Cinquenta por cento das turmas é formada por brasileiros e os outros 50% por cento por uruguaios.

Sandra Garate, diretora do câmpus regional noroeste da UTU, fala que as carreiras binacionais são pensadas para o desenvolvimento produtivo do local e contribuem com um novo conceito de interação para além das fronteiras. “Desenhamos os conteúdos e colocamos idiomas para que uma vez titulados eles possam exercer bem a profissão em ambos os países. São carreiras terciárias que potencializam a região da fronteira e anulam a ideia de limites territoriais, o que faz unir os povos”.

Os cursos binacionais realizados pela parceria IFSul/UTU acontecem nas cidades brasileiras de Santana do Livramento e Jaguarão, bem como nos municípios uruguaios de Rio Branco e Rivera.

O evento - O 1º Seminário Perspectivas Globais e Regionais em Educação Profissional e Tecnológica no Âmbito do Setor Educacional do Mercosul (SEM) foi promovido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) entre os dias 23 e 25 de outubro.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC