Você está aqui: Página inicial
informática

CharCode desafia alunos a solucionar problemas do dia a dia usando a programação

Competição de informática reuniu mais de 120 estudantes no câmpus Charqueadas

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h48
  • Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h48

Sabe aquela expressão “só para os fortes”? Ela faz todo o sentido quando o assunto é a CharCode. Nas mais de 24 horas ininterruptas de competição, os 125 alunos participantes foram desafiados a testar suas habilidades de programação e aplicá-las na prática: um dos desafios foi solucionar um problema social usando a informática.  O evento aconteceu de sexta-feira (20) a sábado (21), no câmpus Charqueadas.

Além de desenvolver os conhecimentos teóricos dos estudantes, a CharCode permite que eles pensem além: em uma das modalidades, a Hackaton, os alunos têm 24 horas para desenvolver soluções para um determinado problema do dia a dia, apresentado no início da competição. Nesta edição, o desafio foi o seguinte: “Como contornar imprevistos causados por intempéries climáticas?”. Das 8h às 8h, sem parar, os estudantes se dedicaram a resolver a questão usando seus conhecimentos de programação. A atividade exigiu criatividade, trabalho em grupo e muita concentração.

E o desafio não parou por aí: após as 24 horas de trabalho, os participantes defenderam sua proposta para uma banca avaliadora composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Os vencedores foram conhecidos no fim do dia, após a avaliação de aspectos técnicos e também do impacto social das propostas. Para Ariana Anjolin, aluna do curso técnico em informática e 2º lugar na Hackaton, essa é a melhor parte da CharCode: “acho muito legal ver que a partir da informática e do conhecimento que adquirimos no curso desenvolvemos soluções que podem facilitar o dia a dia das pessoas. Isso motiva o pessoal a continuar na área”.

Na CharCode, diversão e conhecimento andam juntos

Além da Hackaton, o evento teve outras três modalidades: a Maratona, a Batalha Virtual e a GladCode. Na primeira, equipes de três alunos se esforçaram para resolver o maior número possível de questões em menor tempo. Nas mesas, os balões coloridos indicaram as perguntas já resolvidas pelo grupo. Estratégia, interpretação e lógica: essas são algumas das habilidades necessárias para garantir os balões e ganhar a disputa.

Já na GladCode, modalidade que conta com uma plataforma virtual desenvolvida especialmente para o evento deste ano, os alunos usaram suas habilidades de programação para criar um time de gladiadores tão inteligentes quanto possível. Na hora da disputa, as equipes não podiam dar ordens para seus guerreiros: suas ações eram autônomas. Vencia o último sobrevivente. A Batalha Virtual também exigiu dos participantes concentração especial: na competição, as equipes se enfrentaram no estilo “todos contra todos” com o objetivo de ser a única a resistir à “guerra”.

Parece divertido, não é? Para a aluna Eduarda Keller, vencedora do 2º lugar da Hackaton e aluna do técnico integrado em informática, esse é o diferencial da CharCode: “participo desde a primeira edição e a cada ano é possível aprender algo novo de uma forma divertida”.

Estreitando laços

Os benefícios de eventos como esse vão além das questões técnicas. O aluno do curso técnico em informática Luis Fernando Nunes participou de todas as modalidades da CharCode e destaca a convivência com os amigos como um dos fatores que mais gosta na competição: “programar, resolver problemas e buscar algum prêmio é um momento muito divertido para mim e meus colegas de equipe”.

Já para Calebe Conceição, professor do câmpus Charqueadas e organizador da CharCode, as atividades extraclasse auxiliam no processo de ensino e melhoram a relação entre educadores e alunos. “Nós, aprendemos a linguagem deles e identificamos seus pontos de interesse, o que ajuda na construção didática das aulas. Eles, deixam de enxergar o professor como um ícone distante e passam a enxergá-lo como um ser humano próximo, um parceiro disposto a ajudá-los a trilhar seus caminhos”, avalia o docente.

Para conferir os premiados na competição, clique aqui.