Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Acessibilidade

Câmpus Pelotas - Visconde da Graça receberá parque inclusivo

Projeto atenderá principalmente crianças com mobilidade reduzida ou alterações sensoriais e intelectuais, em parceria com outras entidades do município

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 10h54
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 10h54

Brincar em um parque ao ar livre é, para as crianças, um momento de descobertas. Nem sempre, no entanto, este mundo de sensações e aprendizados está acessível a todos. Para aqueles que têm alguma deficiência, por exemplo, é ainda mais difícil. Uma parceria entre o câmpus Pelotas – Visconde da Graça do IFSul (CaVG), entidades parceiras e o projeto Anna Laura Parque Para Todos (ALPAPATO) deve mudar essa realidade em Pelotas. Um parque inclusivo será construído no câmpus para receber crianças com e sem deficiência, promovendo a integração entre elas.

Criado em 2013, o projeto é uma homenagem a Anna Laura Fischer e possui outros seis parques instalados pelo Brasil, sendo um espaço seguro e de interação para todos. Brinquedos pensados principalmente para atender crianças com mobilidade reduzida ou alterações sensoriais e intelectuais devem ocupar, até abril, parte da área verde do câmpus CaVG. Anualmente, são centenas de candidaturas para receber o projeto, o que torna ainda mais significativa a opção por Pelotas e pelo IFSul.

O presidente da ONG, Rodolfo Fischer, esteve em Pelotas na última quarta-feira (25) para visitar a área onde o parque será construído. O projeto tem o apoio de instituições como Cerenepe, Alfredo Dub, Capta, Apae, Louis Braille e Associação de Surdos e sua construção será toda custeada pela ALPAPATO. Entre as poucas exigências de contrapartida estão a manutenção do local e o uso efetivo dos espaços e brinquedos por aqueles que realmente precisam. “Temos uma série de critérios na hora de escolher quem receberá a doação, mas um dos principais é o número de crianças potencialmente assistidas”, explica Fischer.

A candidatura do CaVG foi feita pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e, segundo o professor Raymundo Ferreira Filho, a doação foi anunciada em julho. “Ficamos extremamente felizes com a doação porque isso vai mudar o panorama do acesso das crianças aos espaços de interação”, afirma. O professor explica que o parque tem três vieses fortes, que são as terapias ao ar livre, o próprio ato lúdico de brincar e a socialização.

A doação do parque para uma instituição que não é a principal beneficiada com o investimento é vista como diferencial. Além da parceria com as várias entidades que atendem ao público principal do projeto, questões como segurança, transporte, acessibilidade e arborização do espaço foram levados em consideração.

O presidente da ALPAPATO mostrou fotos de outros parques e explicou alguns detalhes dos brinquedos a serem instalados. Ele esteve na reitoria do IFSul, também na última quarta-feira, reunido com a vice reitora do IFSul, Adriane Meneses, com o professor Raymundo Ferreira Filho e com a chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Rosane Bom Husken.

A construção do parque deve ser concluída em até seis meses e a expectativa é de que até abril já possa receber os usuários.

Fim do conteúdo da página