Você está aqui: Página inicial
#plantãovestiba

Integrado, concomitante ou subsequente? Conheça as diferenças!

Já sabe se você tem os requisitos de escolaridade para fazer o curso que você quer no Vestibular do IFSul? A gente te ajuda a entender melhor tudo isso!

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h02
  • Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 09h51

Heeeeyyy, já fez a tua pré-inscrição para o Vestibular de Verão 2018 do IFSul? Se ainda não fez por causa de dúvidas sobre a forma do teu curso, é hora de conhecer de perto os requisitos exigidos em cada uma para garantir logo a tua pré-inscrição. 😉

Mas o que exatamente é a forma do curso? É a característica do teu curso, ou seja, a maneira em que ele é oferecido. Confere a explicação resumida!

LEIA TAMBÉM:

Acesso Universal ou cotas? Você sabe como escolher o sistema de ingresso no IFSul?

👉 Cursos técnicos integrados São aqueles cursos em que você faz o ensino médio junto com a formação técnica. Por isso, para se candidatar a cursos dessa modalidade, você precisa comprovar a conclusão do ensino fundamental ou equivalente na data da matrícula.

👉 Cursos técnicos concomitantes Nessa forma de ingresso, você cursa as disciplinas de formação técnica no IFSul enquanto faz o ensino médio em outra instituição. Ou, se você já tiver concluído o ensino médio, faz apenas as disciplinas técnicas no instituto. Para concorrer às vagas desse tipo de curso, você precisa ter o ensino médio completo ou, pelo menos, a primeira série do ensino médio concluída na data da matrícula.

👉 Cursos técnicos subsequentes Esses cursos são aqueles em que o aluno faz apenas o técnico no IFSul. Isso porque, para ingressar nessa modalidade, o estudante precisa já ter concluído o ensino médio na data da matrícula.

~> #FicaDica: Conseguiu perceber as diferenças? Se você reparar bem, todos esses nomes são autoexplicativos, então fica muito mais fácil de lembrar. O integrado tem esse nome porque o curso técnico é INTEGRADO ao ensino médio (na mesma instituição). O concomitante é chamado assim porque o estudante faz o técnico CONCOMITANTEMENTE ao ensino médio (cursado em outra instituição). Já o subsequente também não poderia ser mais autoexplicativo: o curso é feito de forma SUBSEQUENTE ao ensino médio.

Beeeem mais fácil de entender, hein? Agora é só fazer a pré-inscrição clicando aqui! 😃