Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
cultura

Nove curtas-metragens do câmpus Bagé são selecionados para festival internacional de cinema

Filmes integrarão a Mostra Regional do Festival Internacional de Cinema da Fronteira

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 07h52
  • Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 18h34

Além de ser referência em ciência e tecnologia, o IFSul também é destaque nas artes. O câmpus Bagé é prova disso: nove curtas-metragens produzidos em projetos de ensino da unidade foram selecionados para integrar o Festival Internacional de Cinema da Fronteira. A nona edição do evento leva à população mostras cinematográficas, oficinas e shows, tudo de forma gratuita. Entre essas atrações está a Mostra Competitiva Regional, na qual serão exibidos os vídeos produzidos no câmpus Bagé. A Mostra acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé. 

Além de trazer a Bagé filmes internacionais, segundo os organizadores, o Festival também tem o objetivo de valorizar o cinema local. Por isso, a programação da noite de sexta-feira é dedicada às produções da região, que integrarão a Mostra Competitiva Regional. Na competição, os curtas-metragens produzidos nos projetos de ensino do IFSul disputarão os prêmios com outras 18 obras de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. 

O cinema como ferramenta de ensino

Sete dos filmes do câmpus Bagé selecionados para compor a Mostra foram concebidos dentro de dois projetos de ensino da unidade: o “Narradores de Bagé” e o “Cinema, Educação e Direitos Humanos”.

O “Narradores de Bagé” busca usar o cinema como forma de divulgação das manifestações culturais tradicionais da região. Em ação desde 2011, o projeto já rendeu frutos: o grupo soma três prêmios em edições anteriores do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Neste ano, o projeto será representado pelo curta-metragem “Ogum”, realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do câmpus. O filme narra a procissão de São Jorge, também conhecida como Festa de Ogum, uma cerimônia tradicional da cidade.

A decisão sobre os temas e a realização dos roteiros são feitas pelos próprios alunos. “Tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre cinema e sobre os assuntos que abordamos. O projeto também nos permitiu a inserção em culturas diferentes, é uma troca de experiências incrível”, conta a aluna Thaís Rodrigues, uma das realizadoras de “Ogum”. Para o coordenador do projeto, Lisandro Moura, as ações são uma forma de colaborar com a comunidade externa: “buscamos, através das produções audiovisuais, a valorização das comunidades tematizadas enquanto partes importantes do patrimônio cultural da região”.

Já o projeto de ensino “Cinema, Educação e Direitos Humanos” é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense e o Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales com a finalidade de abordar a temática dos direitos humanos através da produção de vídeos. Neste ano, seis filmes do projeto foram escolhidos para o Festival. “A seleção desses curtas é uma forma de valorizar o trabalho pedagógico que estamos fazendo, aliando a aprendizagem da Sociologia e da linguagem cinematográfica”, relata o professor Lisandro. Para o aluno Cadu Gusmão, a importância dessas ações vai além dos aprendizados técnicos. “Ao mesmo tempo em que produzimos, conhecemos diversas pessoas e aprendemos muito com cada uma delas. Além disso, nossos curtas são feitos com base em temas como educação e direitos humanos, portanto, damos voz e mostramos a realidade de quem entrevistamos”.

Confira os títulos, a sinopse e a ficha técnica dos filmes selecionados produzidos no IFSul

Ogum: Vídeo poético-documental sobre a 13ª Procissão de São Jorge em Bagé, também conhecida como Festa de Ogum. Mostra as formas de expressão da devoção, as motivações, gestos, cores e estados emocionais considerados como atos estéticos e poéticos. Duração: 5:51”. Imagens: Carlos Eduardo Gusmão, Eduarda Machado, Eduarda Trindade, Evelyn Machado, Lisandro Moura, Maria Arlete Guasque, Yuri Lima. Entrevistas: Arisandro Mendes, Thaís dos Santos Rodrigues. Captação de áudio: Evelyn Machado, Natália Fróes. Montagem e edição: Giuliana Bruni. Finalização: Carlos Eduardo Gusmão. Produção: Adriana Ferreira. Coordenação e direção: Lisandro Moura.

Ocupa IFSUL: Registro da ocupação do câmpus Bagé, realizada em 2016. O curta é um clipe do dia a dia do espaço ocupado pelos estudantes contra a PEC 241. Duração: 3:34”. Roteiro: Eduarda Paz Trindade, Arisandro Rodrigues Mendes, Letícia Silva Freitas, Bibiana de Carvalho, José Camargo, Eduarda Aguiar, Maria Arlete Guasque, Carlos Eduardo Gusmão, Thais Rodrigues,Yuri Ramos, Eduarda Machado, Evelyn Machado, Eric Vieira, Wellyngton Menezes e Patrick Dutra. Direção: Adriana Gonçalves Ferreira e Lisandro Moura. Montagem: Giuliana Bruni. Direção de fotografia: coletiva (alunos).

Quem é você: A melancolia desencadeia uma reflexão sobre os momentos imperceptíveis da vida cotidiana. O curta mergulha singelamente na profundidade espiritual do ser, a partir do olhar da adolescência, através de uma crise de ansiedade. Duração: 3:00’’. Roteiro e narração: Eduarda Paz Trindade. Direção: Kalebe Samuel Souza Rodrigues. Elenco: Arisandro Rodrigues Mendes, Letícia Silva Freitas. Direção de fotografia: Eduarda Paz Trindade.

Quando as cores desbotam: Produzido por alunos do curso técnico em informática do câmpus Bagé, o curta é sobre temática do abuso sexual sofrido pelas mulheres, demonstrando a dor e o sofrimento da vida mórbida de uma jovem, que relembra a todo momento o pior dia de sua vida e vive nas sombras do passado batalhando para seguir em frente. Duração: 3:42”.  Roteiro: Laura Lemos Silva. Produção e Elenco: Lucia Venturini Leitzke, Wellington Menezes, Bruna Ritta Lima, Carlos Eduardo Gusmão, Laura Lemos Silva. Montagem: Luis Emanuel Alderete. Fotografia: Carlos Eduardo Gusmão e Maria Arlete Guasque.

Música e Memória: O vídeo mostra a relação entre música, memória e território entre os moradores do Rincão do Inferno, no Quilombo de Palmas. É um exercício que visa estimular o contato dos estudantes com a memória da comunidade e com outras referências musicais que emanam das regiões profundas do RS. Duração: 6:43”. Roteiro, produção, fotografia: Maria Arlete Guasque, Eric Vieira, Evelyn Machado, Marizele Garcia, Wellington Menezes. Fotografia: Maria Arlete Guasque. Montagem: Carlos Eduardo Gusmão. Coordenação: Adriana Gonçalves e Lisandro Moura.

Expressões: O curta mostra gestos, emoções, sensações, expressões das pessoas pelas ruas de Bagé, durante uma tarde movimentada na cidade. Mostra acontecimentos minuciosos protagonizados por figuras populares tipicamente urbanas. Duração: 2:20”. Roteiro, produção, fotografia e montagem: Eduarda Machado, Eric Vieira, Evelyn Machado, Marizele Garcia e Wellington Menezes. Coordenação: Adriana Gonçalves e Lisandro Moura.

Vozes de quem trabalha na rua: O mini documentário traz entrevistas com feirantes e artesãos que trabalham nas ruas de Bagé, no calçadão do centro da cidade, onde circula uma diversidade de pessoas oriundas de bairros distantes: trabalhadores do comércio, feirantes, vendedores ambulantes. Duração: 2:48”. Roteiro, produção e fotografia: Arisandro Mendes e Maria Arlete Guasque. Montagem: Giuliana Bruni. Trilha sonora: Barbatuques. Coordenação: Adriana Gonçalves e Lisandro Moura.

Encontros: Ao abordar o tema do suicídio, o vídeo reflete sobre direitos humanos, sobre o direito à vida, sobre encontros e desencontros com a cidade. Isso tudo narrado de um modo implícito, com câmera subjetiva. Duração: 1:23”. Roteiro, produção, fotografia e montagem: Carlos Eduardo Gusmão, Thais Rodrigues e Yuri Ramos. Elenco e narração: Eduarda Trindade. Coordenação: Adriana Gonçalves e Lisandro Moura.

Novas Cores: O curta explora a técnica do plano sequência e faz uma reflexão sobre a vida e suas metáforas, dúvidas e alegrias. Realizado por estudantes do IFSUL campus Bagé. Duração: 3:44”. Roteiro, produção, fotografia e montagem: Bibiana de Carvalho, José Camargo e Patrick Dutra. Narração: Eduarda Aguiar. Coordenação: Adriana Gonçalves e Lisandro Moura.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página