Você está aqui: Página inicial
Cooperação

IFSul e Governo do Estado buscam firmar parceria para obras elétricas em escolas

Acordo prevê a contratação de estudantes do Instituto, em caráter de estágio, para elaboração de projetos de rede elétrica nas escolas estaduais da região

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 12h41
  • Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 12h42

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, recebeu, na última quarta-feira (10), representantes do governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que propuseram uma parceria com o instituto para fornecimento de mão de obra especializada, através de contratos de estágios. Alunos de engenharia elétrica, por exemplo, devem atuar em escolas estaduais, com o objetivo de projetar e melhorar as redes elétricas desses locais.

Na oportunidade, a chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), Melissa Custódio, entregou uma minuta do termo de cooperação. O documento prevê a atuação junto a 217 escolas. Melissa explicou também a situação vivida nessas instituições e a urgência das intervenções.

De acordo com a minuta, os estudantes selecionados receberão uma bolsa, alimentação e transporte. Os trabalhos incluem visitas às escolas para levantamento da situação e elaboração dos projetos de melhorias, de acordo com a realidade encontrada em cada local. Uma sugestão inicial da SPGG é de contratação de cinco estagiários, por até um ano, mas o número pode ser ampliado, caso o IFSul julgue possível.

O reitor do IFSul elogiou o trabalho de planejamento e acompanhamento proposto pelo Estado, considerando importante para tornar as instituições mais eficientes. “Sem dúvidas é grande o desafio que o Estado tem pela frente, mas é muito relevante essa busca de parceria com as instituições de ensino, que podem fornecer mão de obra especializada”, destaca.

Estavam presentes na reunião a vice-reitora, Adriane Menezes, o diretor de Pesquisa e Extensão do câmpus Pelotas, Alisson Bach Ferreira, o diretor de ensino, Rubinei Ferraz e o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Marcel Souza Mattos. Da equipe do governo do Estado, participaram os assessores de governança da SPGG, Jonas Machado e Melina Drebes, o diretor adjunto administrativo da Seduc, Carlos Alexandre Ávila e a diretora da SOP, Roberta Campani.

Para atender às demandas de obras elétricas nas escolas, essas instituições foram divididas em sete regiões específicas do Estado. Ao todo, o termo de cooperação será firmado com 11 instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul em solenidade no Palácio Piratini no final de janeiro.