Você está aqui: Página inicial
pós-graduação

IFSul recebe banca de mestrado da Furg como forma de aproximação entre as instituições

Defesa de dissertação de programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica é a primeira apresentada na Reitoria do instituto

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 09h10
  • Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 09h14

Chamada pelo orientador do trabalho apresentado, professor Luciano Biehl, como “banca itinerante”, a atividade de defesa da dissertação de Eduardo da Rosa Vieira marcou, segundo Biehl, o início de uma aproximação acadêmica entre a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e o IFSul. A avaliação vai ao encontro da opinião do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSul, Vinícius Martins, que fez parte da banca, realizada na manhã da última sexta-feira (16), no auditório da Reitoria.

O trabalho do mestrando Vieira, na área da Engenharia Mecânica, analisou o comportamento de dois aços submetidos a um processo de aquecimento específico. Tecnologia e precisão científica que deram ao autor o título de mestre, mas que também geram conhecimento que em breve estará disponível nas bibliotecas e ao alcance dos estudantes da área. Conhecimento, também, que agora pode estar mais perto dos alunos do instituto. É o que apostam os idealizadores da aproximação entre as instituições.

De acordo com Martins, a ideia é levar uma próxima banca itinerante ao câmpus Pelotas, buscando integrar os professores e estudantes do curso técnico em Mecânica. Para ele, além de apresentar o universo de possibilidades que a área acadêmica oferece, a iniciativa pode ser um pequeno embrião de uma possível futura graduação na área no próprio instituto. Já o representante da Furg destaca o fato de haver, a uma distância de cerca de 50 quilômetros, três reitorias de instituições federais – IFSul, Furg e UFPel - e que é fundamental que essa proximidade física seja também institucional.

Embora não haja uma previsão de quando serão as próximas atividades semelhantes entre as instituições, ambos os professores demonstraram grande interesse em consolidar a parceria e levar adiante a aproximação acadêmica entre IFSul e Furg.

Assunto(s): Furg , mestrado , banca