Você está aqui: Página inicial
internacional

Projeto Lapassion seleciona estudantes para mobilidade internacional no Chile

Edital prevê duas vagas para estudantes do IFSul dos cursos de engenharia mecânica e design

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h04
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h04

Os estudantes de engenharia mecânica e design do IFSul que sonham em fazer um intercâmbio já podem se preparar: é que estão abertas as inscrições para a seleção de dois alunos para mobilidade internacional dentro do projeto Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network (Lapassion). As atividades do projeto serão realizadas em Santiago, no Chile, no período de 2 de abril a 8 de junho.

Os estudantes selecionados desenvolverão projetos multidisciplinares dentro do desafio previsto no edital, que propõe a melhoria das condições das populações em processo de envelhecimento.

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM AS INFORMAÇÕES OFICIAIS DA SELEÇÃO

Para participar da seleção, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos, de acordo com o edital: estar regularmente matriculado no IFSul no curso superior de engenharia mecânica ou design; ter capacidade de compreensão e expressão oral e escrita em Língua Inglesa; ter idade igual ou superior a 18 anos até a data da inscrição; ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 6,5; ter integralizado, no ato da inscrição, no mínimo 40% e, no máximo, 85% do currículo previsto para seu curso; e respeitar datas e prazos estabelecidos no edital, assim como apresentar todos os documentos exigidos.

A seleção oferece duas vagas para alunos do IFSul, sendo uma para estudantes de engenharia mecânica e outra para estudantes de design. Caso não haja candidato inscrito ou selecionado em um dos cursos, será aproveitada a lista classificatória do outro curso.

Inscrições e seleção

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do endereço dai@ifsul.edu.br, até as 18h do dia 2 de março. Ao enviar sua inscrição, o candidato deverá preencher no campo “assunto” do e-mail o seguinte: LAPASSION Chile 2018/nome completo. No mesmo e-mail, deverá anexar um arquivo único digitalizado, salvo em formato PDF, com o nome “LAPASSION CHILE (nome e sobrenome)”, contendo os documentos obrigatórios previstos no edital. Após o envio da mensagem, o estudante receberá e-mail de confirmação da sua inscrição.

A seleção dos estudantes será feita pela avaliação do desempenho acadêmico (60 pontos) e pela avaliação da carta de motivação (40 pontos).

Benefícios

Os selecionados para o projeto receberão auxílio financeiro no valor de € 3.370,00 (três mil, trezentos e setenta euros), destinado a custear despesas com hospedagem, alimentação, transporte e seguro. O auxílio será disponibilizado em duas parcelas: 75% logo após a publicação do resultado final do processo seletivo e 25% após o retorno do estudante. Para a conversão de euros para reais, será considerada a cotação média de câmbio do mês de novembro de 2017.

Projeto Lapassion

De acordo com o edital, as ações do projeto consistem em práticas latino-americanas e habilidades interpessoais em uma rede orientada para a inovação do Programa Eramus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, objeto de parceria entre diversas instituições internacionais e brasileiras, dentre elas o IFSul.