Você está aqui: Página inicial
sustentabilidade

Curso sobre eficiência energética reúne servidores de quatro IFs na Reitoria do IFSul

Com módulos teóricos e práticos, a formação proporcionará aos participantes a possibilidade de fazer um diagnóstico em suas próprias unidades de atuação

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 12h52
  • Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 12h29

A sustentabilidade na geração e no consumo de energia estiveram em pauta durante toda esta semana na Reitoria do IFSul. Em um curso com a participação de servidores da própria instituição e de mais outros três institutos federais da região sul do Brasil – IFSC, IFC e IFPR –, a eficiência energética em edificações foi discutida por profissionais de áreas multidisciplinares.

O curso, dividido em dois módulos, teve início na segunda-feira e se encerrou nesta sexta (13). Ao longo da semana, os participantes contaram com 40 horas de formação teórica presencial. No próximo módulo do curso, a ser realizado na modalidade a distância, os servidores deverão cumprir uma etapa prática. “Com o conhecimento adquirido no módulo teórico, os participantes deverão fazer um diagnóstico da eficiência energéticas dos seus câmpus para aplicar esses estudos nos seus locais de trabalho”, explica um dos ministrantes do curso e coordenador de Gestão Sustentável do IFSul, Marcelo Terres.

Pela característica multidisciplinar da formação, alguns dos tópicos abordados foram as construções, as instalações elétricas e os sistemas de climatização das edificações, comenta Marcelo. Segundo ele, a diversidade de conteúdos do curso é resultado da formação diversificada dos quatro servidores ministrantes, vindos de cada uma das instituições participantes. Além de Marcelo, ministraram o curso Danniella Rosa, do IFPR, Raul Sales, do IF Catarinense, e Rubi Piara Fernandes, do IFSC.

Conhecimento compartilhado

Foi a partir da vontade de compartilhar conhecimento, aliás, que os quatro responsáveis pela formatação do curso tiveram a iniciativa de oferecer a formação. Após terem participado, no segundo semestre de 2017, de um curso nacional sobre o tema oferecido dentro do Programa para o Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF), os quatro servidores se mobilizaram para replicar o conhecimento adquirido.

“Foi uma iniciativa pioneira. A partir daquela formação oferecida junto com a Setec, eles regionalizaram essa proposta, organizaram o curso e, agora, podem se tornar um exemplo para outros institutos”, comenta Roberta H. Knopki, assessora técnica da GIZ no Brasil, empresa contratada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) para assessorar na temática. Roberta destaca que, com a mobilização dos servidores, a empresa deu todo o suporte para a realização do novo curso, já que entre os pilares do EnergIF estão a formação e a disseminação de conhecimento.

Gerando frutos para o instituto

Entre os participantes do curso realizado no IFSul, de acordo com Marcelo, estão servidores da Reitoria e de câmpus com cursos ligados à temática. Ele explica que, além de replicar o conhecimento para essas unidades, uma das propostas da formação é subsidiar os participantes para a formatação de um possível curso pós-técnico na instituição, de cerca de 300h, com o tema da eficiência energética.

Saiba mais

O curso realizado no IFSul teve como base a formação oferecida em parceria pela Setec/MEC e pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ Brasil), no segundo semestre de 2017, no IFCE e no IFBA. A formação, realizada dentro do Programa EnergIF, contou com a participação de servidores da Rede Federal de todo o Brasil.

O EnergIF - É um projeto do Ministério da Educação (MEC), por meio da Setec, que busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação. O programa torna possível a aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal – a fim de reduzir as despesas de custeio com energia elétrica; impulsionar a aquisição de equipamentos de geração de energia e para centros de treinamento nas áreas de energia eólica, solar, biogás e eficiência energética; impulsionar a formação profissional e tecnológica em energias renováveis e eficiência energética com novos cursos; e fomentar pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo em energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal. O EnergIF está estruturado em quatro eixos temáticos e um transversal: Infraestrutura; Formação Profissional; Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo; Gestão de Energia; e Engajamento e Difusão