Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Evento

IFSul e parceiros promovem a 2ª edição do Fashion Revolution Pelotas

Evento começa na terça (24) e encerra-se no sábado (28)

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 12h30
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h41

Tem início nesta terça (24) e se estende até sábado (28), a segunda edição do Fashion Revolution Pelotas. O evento de moda apresenta trabalhos locais e procura conscientizar consumidores sobre a origem das roupas.  

Neste ano, a programação conta com palestras, oficinas, Workshops, feira criativa e rodas de conversa. Dentre as discussões estão o trabalho escravo na moda, a necessidade de transparência na cadeia produtiva que aproxima os participantes de processos manuais. São organizadores do evento: o câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), UCPel, UFPel e prefeitura de Pelotas.

A abertura do evento ocorre nesta terça (24), às 19h, na Reitoria do IFSul, com a palestra intitulada “Meu Lifestyle: Eu que fiz”, ministrada por Lu Gastal, especialista criativa. Ainda nas dependências da Reitoria, na quarta (25), às 14h, acontece um Workshop de bordado manual. Neste mesmo dia, no câmpus Pelotas-Visconde da Graça, também às 14h, ocorre a oficina da Abayomi; às 19h, ocorre uma oficina de serigrafia no Centro de Artes da UFPel.

Na quinta (26) é a vez do Workshop de Styling com reaproveitamento de peças, às 14h na UCPel. As 19h será exibido no cine UFPel, o filme “River Blue”, que trata sobre a poluição dos rios causada pelo tingimento de tecidos. Após a exibição acontece uma roda de conversa. Na sexta (27), o dia será disponibilizado para a organização do encerramento do evento, que ocorre no sábado (28).

No encerramento ocorre o evento principal, na Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), Praça Coronel Pedro Osório-2. Trata-se de uma feira criativa com 22 marcas e 12 brechós que apresentará o trabalho realizado na cidade. Quem comparecer ao local também encontrará uma edição especial da Feira do Rolo, uma arara colaborativa, para a troca de roupas que estejam em bom estado, além disso poderá conferir uma mostra fotográfica que registra os trabalhadores que produzem as peças comercializadas, ligadas ao questionamento do movimento: quem fez as minhas roupas?

Ainda haverá apresentações musicais por conta da banda Be Livin e Djs Pedro Crizel, Vânia e Vanessa e Dola. Espaço Photo Booth, customizações em stencil e food trucks completam o clima da feira.

Este ano, o movimento discute o que mudou após cinco anos da tragédia causada pelo desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções.

Em Pelotas, a representante do Fashion Revolution é a professora do curso de design de moda do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Frantieska Schneid. A coordenadora do evento é Camila Oliveira, a equipe criativa é dirigida por Nathália Grill e a assessoria de comunicação é realizada por Taís Barreto. Voluntários dos cursos de design de moda da UCPel e IFSul e técnico em vestuário do IFSul fazem parte da equipe organizadora. Os parceiros da edição são: IFSul, Secult, Sanep, UCPel, Cine UFPel e Allmofada’s.

Sobre o movimento: Dia 24 de abril de 2013 foi um dia marcante para a história da moda. O desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções, matou mais de mil pessoas e deixou mais de 2.500 gravemente feridas. O desastre fez com que as pessoas olhassem com mais atenção à cadeia de produção da moda, ao modelo fast fashion e às pessoas por trás das roupas que vestimos. Foi nesse contexto que o Fashion Revolution, movimento global está presente em mais de 90 países.

registrado em:
Assunto(s): Fashion revolution
Fim do conteúdo da página