Você está aqui: Página inicial
institucional

Relatório de Indicadores do IFSul já está disponível para consulta

Documento, que tem como ano-base 2017, é uma ferramenta de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 09h06
  • Última atualização em Quinta, 26 de Abril de 2018, 09h42

Imagine a seguinte situação: ao longo de um ano de trabalho e de estudos, você participou de uma série de reuniões e realizou mais de 20 trabalhos acadêmicos. No final do ano, no entanto, você não consegue visualizar claramente os resultados práticos dessas reuniões no seu dia a dia ou os conhecimentos adquiridos com a realização de todos esses trabalhos. Ou seja, você se planejou, mas ainda precisa elaborar uma forma efetiva para avaliar os resultados dos seus esforços.

Esse é apenas um exemplo da importância da mensuração de resultados no nosso dia a dia. E, numa instituição, essa mensuração é fundamental. É por isso que a avaliação dos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSul agora pode ser conferida em um documento criado justamente para o acompanhamento e o monitoramento do plano: o relatório de indicadores do instituto. O relatório foi disponibilizado neste mês e pode ser acessado neste link. O Relatório de Indicadores foi elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica do IFSul.

Relatório considerou dados obtidos ao longo de 2017

Lançado em maio do ano passado, o Sistema de Indicadores foi criado como um conjunto de fórmulas matemáticas para o cálculo dos resultados de cada item do PDI, permitindo à gestão avaliar e discutir qualitativamente o atingimento das metas previstas no plano. Com a criação do sistema, as pró-reitorias e demais diretorias sistêmicas do instituto repassaram, ao longo de 2017, os dados relacionados às suas áreas de atuação, os quais serviram de base para a elaboração do relatório publicado neste mês pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

Com o relatório, é possível, por exemplo, verificar se os cursos da instituição atingiram o conceito mínimo estabelecido no PDI na avaliação do Inep/MEC, se o orçamento executado pelo instituto é o mesmo planejado, se a produção acadêmica da instituição cresceu no período analisado, entre outros fatores.

Ferramenta de gestão

Para o reitor Flávio Nunes, o relatório permite ao IFSul avaliar como está em relação ao planejamento institucional. “Enquanto o PDI é um importante instrumento que nos aponta para onde a instituição deve ir, o sistema de indicadores nos permite avaliar como está ocorrendo essa caminhada e quais realinhamentos precisamos fazer para atingir os objetivos planejados”, comenta.

Entenda o Sistema de Indicadores

O Plano de Desenvolvimento Institucional, ciclo 2014-2019, reúne as metas, objetivos e compromissos do IFSul para o período abrangido. Para que o instituto possa acompanhar o avanço na busca de seus compromissos com a sociedade verificou-se a necessidade de uma avaliação formal do PDI, um método padronizado que pudesse ser repetido anualmente, permitindo identificar em quais pontos o instituto tem obtido resultados satisfatórios e em quais é necessário empenhar maiores esforços. A partir dessa constatação, foi elaborado o Sistema de Indicadores, um sistema de medição de desempenho que busca apurar os resultados obtidos e auxiliar no processo de tomada de decisão.

Por Greice Gomes | Jornalista - CCS Reitoria

Assunto(s): institucional , pdi , indicadores