Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Novidade

Câmpus Pelotas terá graduação voltada à formação pedagógica

Novo curso é gratuito e destinado a graduados não licenciados

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 15h46
  • Última atualização em Quinta, 26 de Abril de 2018, 15h46

A partir do segundo semestre letivo de 2018, o câmpus Pelotas dará início às atividades do curso de formação pedagógica para graduados não licenciados, a mais nova graduação oferecida pela instituição de ensino. O período de inscrições para o processo seletivo começa nesta quinta-feira (26) e vai até 16 de maio, exclusivamente pelo site.

 Clique aqui e faça já a sua inscrição

Devido à alteração da legislação para os cursos de formação de professores, o novo curso substituirá a pós-graduação (lato sensu) em Educação Profissional com Habilitação para a Docência, que teve seu último ingresso em 2015.

“Este curso vem a adequar o curso que existia até então como pós-graduação, e que com a edição da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) 02/2015, não mais atendia às modalidades legais para a formação de professores”, explica o docente Leomar da Costa Eslabão, titular da Coordenadoria de Cursos de Formação de Formadores (Coforma) do câmpus Pelotas.

O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados será noturno e tem como objetivo habilitar como professores os profissionais formados em cursos de bacharelado ou em cursos superiores de tecnologia. Com quatro semestres de duração e foco na formação de professores-pesquisadores, articula os conhecimentos específicos das diferentes áreas de graduação do ingressante com os saberes pedagógicos, o que habilita os egressos deste curso, em consonância com a Resolução CNE 02/2015, a atuarem como docentes na educação, em disciplinas correlatas à sua área de formação de graduação.

 Conheça a página oficial do curso

 

Processo seletivo

Interessados em participar do processo seletivo para o novo curso poderão efetuar a inscrição exclusivamente pelo site. O prazo vai até 16 de maio. Já a prova escrita, de caráter eliminatório, está marcada para 3 junho, das 9h às 12h. Os aprovados ainda passarão por uma segunda etapa, que contempla avaliação do Memorial Descritivo, do Currículo, e da defesa do Memorial Descritivo.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 27 de junho, com matrículas previstas para 10 e 11 de julho, para os classificados dentro das 30 vagas oferecidas, e 13 de julho para os suplentes, em caso de vacância.

 Acesse o edital e saiba mais sobre o processo seletivo

Fim do conteúdo da página