Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Livro

Projeto do câmpus Pelotas-Visconde da Graça origina livro na área da moda

Lançamento da obra será nesta quinta (24), na Biblioteca pública de Pelotas

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 24 de Mai de 2018, 23h16
  • Última atualização em Quinta, 24 de Mai de 2018, 23h31

Será lançado nesta quinta (24), às 19h, na Biblioteca Pública de Pelotas, o Livro "vestidos de memória: os registros de casamento em um álbum de família". A obra é de autoria da professora do curso técnico em vestuário  e do curso superior de tecnologia em design de moda, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, FrantiesKa Schneid.

Segundo a professora, o lançamento do livro está ligado a sua pesquisa de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel e ao projeto de pesquisa denominado "Memoria Trajada", registrado na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul . Para a autora do livro, o trabalho de pesquisa foi inovador na área, já que pela primeira vez enfatiza o vestido de noiva. Além disso, leva à peça muito além de um vestuário de casamento, mas sob a visão de um registro histórico e cultural. "Moda, fotografia e memória fazem parte de todo o simbolismo do casamento", disse FrantiesKa.

O evento tem entrada franca. Após a cerimônia de lançamento da obra, ocorre um desfile de noivas, organizado pela mãe de Frantieska e estilista, Beth Schneid, e contará com a participação da ex aluna do curso de Vestuário, Thamires Flores, além de dois estagiários do mesmo curso, Dener Gomez e Dyulia Rocha.

Encerrando a programação, no dia 29 de maio, ocorre no Museu do Doce, Praça Coronel Pedro Osório, nº 8, a exposição denominada "Vestidos de Memória", que mostrará o universo simbólico do casamento, apresentando imagens das décadas de 1940, 1950 e 1960 e um vestido de noiva dos anos 1990.

 

 

 

 

 

Por Paulo Cunha - CCS /Reitoria

registrado em:
Assunto(s): Livro , lançamento
Fim do conteúdo da página