Você está aqui: Página inicial

Fenadoce: confira a programação do IFSul no evento

Visitantes poderão visitar o estande do instituto até domingo

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 23h38
  • Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 23h39

Quem pretende visitar o estande do IFSul na 26ª Feira Nacional do Doce, a Fenadoce, ainda pode aproveitar os últimos dias do evento para isso: a feira se estende até domingo (17), e, até lá, uma série de atividades integrarão a programação do estande do instituto (confira no final da matéria). Além das atividades programadas, os visitantes também poderão ver trabalhos desenvolvidos por estudantes do IFSul e conhecer um pouco mais a instituição junto a servidores e alunos expositores.

Com a participação de estudantes vindos de diferentes câmpus do instituto, o estande é uma amostra da diversidade de cursos ofertados e da variedade da produção científica, tecnológica e cultural da instituição. De acordo com a coordenadora de Cultura e Eventos do IFSul, Sandra Vieira, a Fenadoce, por ser um evento de grande porte e com reconhecimento internacional, especialmente na América Latina, é um importante espaço para apresentar à comunidade tudo o que é produzido no instituto dentro do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura.

E para mostrar um pouco da produção do IFSul, teve gente que veio de longe. Alunas do câmpus Bagé, Nathalia Lopes e Luisa Marques foram ao evento para apresentar o software que desenvolvem voltado a pessoas com deficiência de aprendizagem. O software trabalha com conteúdos de história, geografia e ciências que são abordados no vestibular da própria instituição. Para as estudantes, levar o trabalho para a feira é uma oportunidade de se desenvolver na trajetória acadêmica, já que cada evento traz vivências e conhecimentos diferentes.

Também dos cursos da área de informática do câmpus Bagé, Emanuel Alderete e Yuri Ramos Lima contam que cinco trabalhos da unidade foram levados ao evento. O contato com públicos tão diversos, como famílias, por exemplo, foi citado pelos estudantes como uma oportunidade de desmitificar certos preconceitos ainda existentes em relação aos jogos eletrônicos, tema de alguns dos trabalhos apresentados. “Além de ser um incentivo para outros jovens se interessarem por programação, podemos mostrar ao público o quanto os jogos podem ser educativos”, comentam. Segundo eles, o evento também proporciona aos alunos ter um feedback do público sobre os trabalhos desenvolvidos.

Confira a programação do IFSul na Fenadoce:

Quarta-feira (13), 14h30min – Bate-papo “ Moda e mercado”, com Roberta Nunes, estilista da corte da Fenadoce e aluna egressa do curso técnico de Vestuário do câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Quinta-feira (14), 15h – Lançamento do livro “Vestidos da memória”, com a professora Fratieska Schneid

Sexta-feira (15), tarde – Conversa Conselho do Idoso de Pelotas

Sexta-feira (15), 14h – 1ª Copa de Robótica IFSul/Fenadoce