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De cara nova: o que muda no novo portal e na identidade visual do IFSul

Desde terça-feira (27), está no ar nosso Novo Portal. Confira também informações sobre a atualização da marca institucional dos institutos federais

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 14h38
  • Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2015, 16h23

 

Já está no ar, com uma série de mudanças (sobre as quais falaremos abaixo), este nosso novo espaço virtual. Outra novidade importantíssima, que deve ser de amplo conhecimento de toda comunidade, é que estamos com uma nova identidade visual.  A mesma, desde setembro, passou a substituir a anterior.

Sobre o Portal

Seguindo uma estrutura predefinida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, as equipes da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) fizeram um trabalho de adequação do conteúdo institucional à nova plataforma. A distribuição foi feita com foco no público, tornando mais acessíveis as informações de maior relevância. Desta forma, como você poderá conferir, foram elaborados ambientes específicos para servidores e alunos, buscando agrupar os itens de maior interesse de ambos. Em relação às notícias, os espaços estão mais valorizados e foram ampliadas as possibilidades do uso de  imagens.

O novo layout foi desenvolvido tendo como base três pilares da comunicação:

Acessibilidade: Tendo em vista o crescimento no acesso à internet por meio de dispositivos móveis, a construção do Portal Padrão ocorreu de maneira responsiva. Isso é, o Portal já é concebido de maneira flexível para se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, mantendo a gestão do conteúdo organizada e eficaz. Dessa maneira, o acesso é garantido em várias plataformas.

Economicidade: Por ter sido criado com uma estrutura reutilizável, ou seja, que pode ser aplicada em diferentes órgãos, não foi preciso investir em uma nova arquitetura e criação, pois pode-se reaproveitar as ferramentas já organizadas e pré-formatadas.

Experiência digital comum: Toda a estrutura desenvolvida ajuda o cidadão a identificar imediatamente que está em uma página oficial do governo e qual órgão está visitando. Com a padronização e a organização de cada item disposto nos portais governamentais, há maior facilidade de navegação e busca de informações.

 O Novo Portal do IFSul foi desenvolvido de acordo com o Guia de Estilo do Portal Institucional Padrão e o Manual de Diretrizes: identidade padrão de comunicação digital do Poder Executivo Federal disponibilizados pela Secom. A atualização foi orientada pela Instrução Normativa Nº 08 da Secretaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de dezembro de 2014.

Nova marca dos IF

Em sua concepção original, a marca IF foi construída sobre a ideia do homem integrado e funcional. Podemos observar que o seu corpo se utiliza de módulos encaixados, num formato de rede. A marca busca refletir o pensamento humano como ideia central e objeto da educação, formação e capacitação. Na atualização o conceito não foi alterado, apenas foram feitos ajustes sutis nas tonalidades das cores, nas formas e nas relações de proporção entre os elementos gráficos e os textos. A família tipográfica utilizada também foi alterada, como você pode conferir na figura abaixo.

ImagemEm 2014, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação convidou uma equipe de programadores visuais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para desenvolverem um plano de trabalho com um objetivo: desenvolver o projeto de readequação da marca Instituto Federal. A meta foi trabalhar a marca através da técnica, de forma a preservar ao máximo as suas características originais.

A atualização da Marca entrou em vigor a partir da publicação da Portaria nº 31 de 15 de setembro de 2015. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos. Para acessá-lo, clique aqui

 

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