Você está aqui: Página inicial

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 11h39
  • Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2015, 11h40

O período para realização da Avaliação Institucional do IFSul está chegando ao fim. A consulta, destinada a toda a comunidade interna dos campi e Reitoria, pode ser respondida até sexta-feira (4) da próxima semana. No processo, servidores e alunos responderão a questionários específicos, elaborados pela Comissão Central da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Para participar, os estudantes devem clicar aqui.  Os servidores devem acessar este link. A pesquisa é sigilosa e os participantes não são identificados, já que os números de matrícula requeridos são apenas para identificação do campus e curso, no caso dos estudantes, e da lotação, no caso de servidores.

A manifestação é um importante elemento para a construção do Planejamento Anual, que orientará as ações institucionais do próximo ano. De acordo com a presidente da CPA, Márcia Rostas, “a participação da comunidade interna do IFSul é fundamental para incentivar e ampliar as boas ações institucionais, além de apontar itens que podem ser melhorados”, destaca. Márcia também enfatiza o cuidado com a isenção do processo, já que a comissão responsável pela avaliação não é vinculada à gestão.

O instrumento de avaliação, estruturado em meio eletrônico com o suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), tem como base as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e está estruturado nos seguintes eixos:

Planejamento e Avaliação institucional: indica elementos do processo avaliativo (interno e externo) em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano de Ações;

Desenvolvimento Institucional: analisa a coerência existente entre o PDI e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica – ensino, pesquisa, extensão e gestão;

Políticas Acadêmicas: examina elementos constitutivos das práticas de ensino, pesquisa e extensão, considerando como meta o aprendizado. Enfatiza-se também a relação entre as políticas acadêmicas, a comunicação com a sociedade e o atendimento ao discente;

Política de Gestão: avalia o desenvolvimento das políticas de pessoal e da organização e gestão da instituição;

Infraestrutura: investiga as condições estruturais que a instituição apresenta para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.