Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Pelotas: Ponto de Vista fecha o ano com a exibição de "Clube da Luta"

Filme é o último a ser exibido em 2015

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 14h15
  • Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 14h56

Você sabe a primeira regra do clube da luta? O Ciclo de Cinema e Design - Ponto de Vista traz, como seu último filme de 2015, o cult Clube da Luta, dirigido por David Fincher e lançado em 1999. Trata-se de crítica contundente ao consumismo, ao conformismo e à realidade opressora do mundo contemporâneo. Em época de festas de fim de ano, quando o consumo aumenta e a publicidade fica ainda mais incisiva, a obra parece levantar um bom debate. A exibição está marcada para quinta-feira (10), às 16h, no miniauditório 2 do campus Pelotas. A entrada é franca e aberta a toda a comunidade.

Protagonizado por Edward Norton e Brad Pitt, Clube da Luta conta a história de um homem que é consumista compulsivo. Solitário e triste, ele visita diversos grupos de apoio para se sentir melhor em relação às pessoas que sofrem com diferentes tipos de doença. Certo dia, em um voo, ele conhece Tyler Durden, um vendedor bem resolvido que é contra a indústria do consumo e da publicidade. Juntos, eles criam um clube da luta ilegal.

Quando chegou aos cinemas, Clube da Luta não fez muito alarde. Violento e pessimista, o longa-metragem acabou sendo prejudicado justamente por aquilo que tanto criticou em seu roteiro: o conformismo e a paixão das pessoas por futilidades. Longe de adotar um discurso vazio, Clube da Luta faz pensar, atingindo o espectador em cheio com diálogos fortes e reviravoltas surpreendentes.

O passar do tempo, contudo, fez bem ao filme. Se em 1999 a produção foi encarada com desdém por muitos, hoje tornou-se uma obra cultuada por cinéfilos do mundo todo. Em um ano que ainda contou com os lançamentos de sucessos como Matrix, O Sexto Sentido, À Espera de um Milagre e Beleza Americana, Clube da Luta se sobressai e é uma das películas mais respeitadas dos anos 90. A atemporalidade de seu discurso é um dos fortes fatores para este respeito e longevidade.

VEJA O TRAILER DE CLUBE DA LUTA E ACESSE A PÁGINA DO PONTO DE VISTA

O Ponto de Vista, portando, busca divertir o público com a exibição do filme, mas almeja, também, o debate. Por isso, o evento é aberto ao público, e não há restrições: se você já assistiu ao filme, reveja e divida suas impressões com outras pessoas. Se ainda não assistiu, aproveite a oportunidade. Ao ver o filme, você conhecerá as regras do Clube da Luta e mesmo assim vai querer falar sobre isso.

registrado em:
Assunto(s): campus pelotas
Fim do conteúdo da página