Acesso à informação Portal de Estado do Brasil

Campus Lajeado: cursos técnicos já estão definidos

ImagemO futuro campus do IFSul em Lajeado oferecerá, inicialmente, cursos técnicos em Administração, Alimentos e Automação Industrial. Eles foram definidos no dia 30 de agosto, durante audiência pública que reuniu diversos segmentos da sociedade. Com investimentos em infraestrutura de R$10 milhões já garantidos pelo governo federal, a escola técnica federal, quando estiver em pleno funcionamento, contará com 1,2 mil alunos e uma equipe de servidores formada por 60 professores e 45 técnico-administrativos.

Os cursos foram escolhidos após amplo processo de discussão, que envolveu estudantes, professores, entidades de classe, empresários, Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Taquari (Codeter), integrantes do Programa de Estímulo à Capacitação do Vale do Taquari (Evoluir) e comunidade.

A decisão foi baseada em informações do emprego formal, levantadas pela equipe do Observatório da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Núcleo de Desenvolvimento de Metodologias/IFSul; de pesquisas de campo com estudantes e empresas, além de propostas oriundas de entidades de classe do Vale do Taquari.

“É importante ressaltar que a implantação dos cursos do campus Lajeado, bem como dos cursos definidos para os demais campi da expansão, será realizada de forma gradual, ou seja, de acordo com a disponibilidade de servidores e infraestrutura”, diz o professor Luís Afonso Tavares Alves da Fonseca, um dos titulares da comissão de implantação- Fase 3.

Segundo ele, a comissão está trabalhando na definição das modalidades, formas e níveis de ensino para cada área de atuação, possibilitando o atendimento de todos os aspectos previstos na lei de criação dos institutos federais.

Os próximos passos da equipe, adianta Fonseca, é dar continuidade ao processo de desenvolvimento dos projetos dos prédios, juntamente com a Diretoria de Projetos e Obras do IFSul; formar os grupos técnicos para construção dos projetos pedagógicos dos cursos; trabalhar na especificação de móveis e equipamentos necessários para a realização das licitações e na definição das áreas necessárias à realização de concursos públicos para professores e técnico-administrativos.

Participaram da terceira audiência pública em Lajeado a comissão de implantação - Fase 3, formada pelos servidores José Luiz Lopes Itturriet, Luís Afonso Tavares Alves da Fonseca, Rafael Krolow Santos Silva e Renato Louzada Meireles; e o professor Paulo Eduardo Grischke, chefe do departamento de Educação da Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Última atualização (Ter, 04 de Setembro de 2012 19:53)