Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Servidora do IFSul lança dois livros nesta terça-feira

O lançamento, aberto ao público, será às 18h, na Livraria Vanguarda Técnicos

  • Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 17h23
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 19h49

 

“O que eu escrevo é o que sinto”. Dessa maneira simples e, ao mesmo tempo, significativa, a servidora do IFSul, Olga Pereira, define a sua inspiração para a escrita. E a naturalidade com que ela lida com o processo criativo se reflete na sua produção literária: nesta terça-feira (09), às 18h, a escritora lança duas obras na Livraria Vanguarda Técnicos. O evento, aberto ao público, contará com apresentação ao vivo de Daniela Brizolara e Denise Vargas.

Com livros sobre duas temáticas distintas, a escritora destaca que recolhe subsídios para sua criação a partir de suas próprias vivências. A obra “O negro no espelho: legado e oralidade” reafirma, inclusive, sua prática profissional no IFSul, onde está à frente da Coordenadoria de Fomento às Ações Inclusivas da Proex. O tema da escravidão e das heranças culturais de origem afro-brasileira, uma marca do seu trabalho e da sua produção escrita, ganha força no livro.

“Nunca parei para pensar sobre o porquê de sempre retornar à temática, mas acredito que existe algo maior que me impulsiona a escrever sobre isso”, fala a autora, comentando que a obra, prevista inicialmente para ser lançada apenas no próximo ano, foi concebida de forma muito natural em apenas dois meses de escrita. “Quando sentei para escrever no computador, os capítulos foram surgindo”, destaca.

De acordo com ela, seu envolvimento com a temática contribui com essa facilidade em conceber o texto: desde a adolescência, a escravidão já era foco do seu olhar criativo. “A escravidão sempre me chocou muito, e, quanto mais me aprofundo nesse tema, mais isso me toca”, conta a servidora.

Os livros

Dessa empatia, surgiu o livro “O negro no espelho: legado e oralidade”, que reúne contos focados em tematizar a oralidade e a transmissão da história a partir do relato dos mais velhos, características marcantes da cultura africana. Na obra, permeada pela ênfase na oralidade e da preservação da cultura negra, a autora também aborda “a necessidade de aprender a olhar pelo coração, de colocar rótulos de lado e de ter força de vontade”.

Já o livro “Dias em que o ego precisou dormir mais cedo” traz reflexões da autora sobre problemas contemporâneos e atitudes mecânicas da vida cotidiana que, segundo ela, precisam ser questionadas. “Entendo minha escrita como uma tentativa de fazer algo benéfico numa vida tão breve, por isso gostaria de fazer as pessoas pararem e pensarem sobre essas pequenas coisas do dia a dia”.

Como adquirir

Após o lançamento, os livros “O negro no espelho: legado e oralidade” e “Dias em que o ego precisou dormir mais cedo”, ambos com tiragem de 300 exemplares, poderão ser adquiridos em livrarias de Pelotas (Vanguarda ou Mundial) ou por contato direto com a autora.

Serviço:

O quê: Lançamento dos livros “O negro no espelho: legado e oralidade” e “Dias em que o ego precisou dormir mais cedo”

Quando: terça-feira (09)

Onde: Livraria Vanguarda Técnicos (saguão do câmpus I da UCPel)

registrado em:
Fim do conteúdo da página