IFSul terá novo câmpus em Rosário do Sul
Décima sexta unidade do instituto foi autorizada pelo Ministério da Educação em resolução publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (15)
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) terá mais um câmpus no estado. A décima sexta unidade do instituto foi autorizada na última quarta-feira (15) pelo Ministério da Educação por meio da Resolução nº 11/2025, publicada na quarta-feira (15) no Diário Oficial da União. Além do IFSul, os Institutos Federais do Amapá (IFAP), do Rio de Janeiro (IFRJ) e de Minas Gerais (IFMG) serão contemplados com novos câmpus.
De acordo com o reitor do IFSul, Carlos Corrêa, este é um momento histórico não apenas para o IFSul, mas para toda a região da Campanha. “A chegada do nosso Instituto a Rosário do Sul representa a continuidade de um grande projeto nacional de interiorização e expansão da educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e inovadora”.
Correa destaca também o empenho e o envolvimento da comunidade rosariense. “Na pessoa do Prefeito Marcos Paulo Silva da Luz e de tantas lideranças locais, a comunidade demonstrou, desde o início, um profundo compromisso com a educação e um grande desejo de ver o IFSul presente nesta terra. Esse sonho agora se torna realidade graças a um esforço coletivo — de gestores, servidores, autoridades e da própria população, que acreditou na força transformadora da educação.”
Novo câmpus deve trazer oportunidades para a Campanha
O reitor chama atenção para o fato de o Câmpus Rosário do Sul nasce com a missão de transformar vidas e promover o desenvolvimento regional, oferecendo oportunidades concretas de formação técnica, tecnológica e superior para a juventude e para os trabalhadores locais.
“Assim como em todos os nossos campi, o novo campus trará a marca do IFSul: uma instituição inclusiva, inovadora e comprometida com o futuro, onde os estudantes têm a tranquilidade de saber que sua única preocupação é estudar e construir seu caminho com dignidade e esperança”.
“Que o Campus Rosário do Sul seja, portanto, um símbolo de novas conquistas, um espaço de conhecimento, cidadania e oportunidades.
Parabéns, Rosário do Sul! Parabéns à comunidade do IFSul por mais este capítulo na nossa história de expansão e compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.”
O câmpus de Rosário do Sul se soma ao câmpus São Leopoldo, também em fase de implantação pelo IFSul, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Expansão – Com a criação dos mais de 100 novos IFs em todo o Brasil, a previsão é gerar mais de 140 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os novos campi estão sendo implantados em regiões que ainda não possuem IFs ou que têm baixo número de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população da região. A expansão é uma das ações que visam ao cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), o qual prevê triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, com pelo menos 50% da expansão no segmento público.
Consolidação – O Novo PAC também prevê recursos para a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com investimento de R$ 1,4 bilhão. Deste montante, mais de R$ 927 milhões já foram investidos na melhoraria e ampliação da infraestrutura das mais de 600 unidades existentes. A prioridade do investimento é a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, blocos de salas de aula e laboratórios, quadras poliesportivas e campi em sedes próprias.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Setec
Redes Sociais