Ir direto para menu de acessibilidade.
You are here: Página inicial > Núcleo de Idiomas > TOEFL - ITP
Início do conteúdo da página

TOEFL – ITP | Exame de proficiência

Written by Coordenadoria de Comunicação Social | Published: Friday, 03 July 2015 11:41 | Last Updated: Tuesday, 20 December 2016 10:48

O TOEFL ITP é um exame de proficiência exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa. Além disso, o TOEFL funciona como uma avaliação diagnóstica do seu nível de proficiência em inglês. A pontuação obtida no teste é sigilosa e só é divulgada ao candidato que realizar o teste. Mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos. O TOEFL também é requisito para o curso online de inglês, o MEO (MyEnglishOnline).

 

Quem pode se inscrever para o teste

  • alunos de graduação, mestrado e doutorado de instituições parceiras.
  • professores e técnicos administrativos de institutos federais parceiros do programa IsF.
  • alunos regulares do MEO (MyEnglishOnline) e alunos que desejam iniciar o curso.

 

Inscrições

 

Aguardar novas datas para 2017.

 

 

  

Para efetuar sua inscrição, clique aqui

Para mais informações sobre o Programa Idiomas Sem Fronteiras, clique aqui.

 

Informações

Para acessar questões do teste, clique aqui.

A página do Idiomas sem Fronteiras pode ser acessada aqui.

Em caso de dúvida, escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

Entenda o seu resultado:

A tabela abaixo mostra a pontuação necessária para a classificação em um dos quatro níveis do Quadro Comum Europeu para o Ensino de Línguas testados pelo TOEFL ITP Level 1.

Veja os pontos de corte para cada seção do teste:

 

Quais são as competências previstas para cada nível?

Checar os descritores para cada habilidade aqui.

Acessar as competências para cada nível aqui.

 

A2 – usuário elementar: É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

 

B1 – usuário independente: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

 

B2 – usuário independente: É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

 

C1 – usuário proficiente: É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. 

Fonte: http://www.dge.mec.pt/, acessado em 04 de agosto de 2016.

 

Veja abaixo a tabela de equivalência dos testes internacionais de Língua Inglesa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página