Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rumo aos JIFs 2025: IFSul se prepara para a etapa nacional em Natal
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Rumo aos JIFs 2025: IFSul se prepara para a etapa nacional em Natal

Competição reunirá estudantes de todo o país entre 24 e 29 de novembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

  • Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2025, 09h52
  • Última atualização em Segunda, 03 de Novembro de 2025, 09h54

A contagem regressiva já começou. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participará da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2025), que será realizada em Natal (RN), sob a organização do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento é a principal competição esportiva da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e reunirá estudantes de todo o país em seis dias de disputas e integração.

Neste ano, o IFSul será representado por equipes e atletas de diferentes modalidades coletivas e individuais, além de estrear na primeira edição nacional do Parajif, voltado a estudantes com deficiência. A delegação contará com 39 estudantes/atletas, sete professores treinadores, um chefe de delegação e quatro servidores que integram a organização.

Segundo o coordenador técnico da Cojif, Paulo Jassin Gutierrez, o comprometimento e a dedicação contínua dos professores e estudantes mostram que os JIFs vão muito além de uma competição esportiva. “É um trabalho que envolve meses de preparação, com treinos, organização, apoio emocional e pedagógico, sempre com foco na formação integral do estudante. Além disso, há um cuidado em desenvolver valores como o respeito, a cooperação e o espírito de equipe. O esforço coletivo tem contribuído significativamente para o fortalecimento da identidade institucional e para o protagonismo estudantil”, destaca.

Preparativos e expectativas

A organização e a preparação da delegação seguem em ritmo intenso. Segundo Paulo, o grupo responsável pelos JIFs vem atuando diariamente na organização da competição e no planejamento da viagem da delegação do IFSul. Ele também ressalta que ver alunos evoluindo desde as etapas locais até a fase nacional é motivo de grande satisfação. “É extremamente gratificante. Ver esses alunos evoluírem desde as etapas locais até a fase nacional é a prova de que todo o trabalho vale a pena. Muitos desses estudantes desenvolvem autoestima, disciplina e um senso de responsabilidade que levam para a vida”, afirma.

Entre as equipes que representarão o instituto, o técnico de futebol Rodrigo Cardoso destaca o crescimento pessoal e esportivo dos participantes. “É muito gratificante ver o progresso dos nossos estudantes durante a jornada, que não começou agora, mas sim em 2023. Há cerca de quatro anos, vários dos estudantes que estarão representando nossa instituição na fase nacional dos JIFs entraram no projeto ainda meninos, sonhando com isso, e hoje, homens, conseguiram a vaga com muito empenho e comprometimento”, relata.

Segundo ele, o trabalho desenvolvido no câmpus Pelotas ultrapassa as dimensões esportivas. “Gosto sempre de destacar que os projetos de ensino das equipes esportivas desenvolvidos aqui vão muito além das questões técnicas, táticas, físicas e psicológicas. Aqui o esporte da escola é ferramenta para o desenvolvimento humano dos nossos estudantes e o trabalho tem como base ética e moral”, explica.

O sentimento de representar o instituto também emociona os estudantes. A aluna Manuela Madruga de Azevedo, do câmpus Pelotas, cursando o sexto semestre de design gráfico, representará o IFSul em duas modalidades, basquete e handebol. “É um sentimento incrível e um enorme privilégio, pois muitas meninas também gostariam de estar no meu lugar. Saber que vou estar em uma competição do nível que é o JIF Nacional e podendo mostrar o trabalho que é feito aqui com os nossos times é muito gratificante. E, se tudo der certo, ainda trazer medalhas pra casa”, comemora.

Para Manuela, os JIFs são “as semanas mais aguardadas do ano”. “É a competição para a qual ficamos mais ansiosas e animadas para participar, pois é lá que vivenciamos momentos incríveis com as equipes e técnicos, tanto dentro como fora de quadra”, diz. Ela também compartilha suas expectativas para o evento: “Espero que em Natal a gente consiga atingir os nossos objetivos como equipes, que eu consiga dar o meu melhor dentro de quadra, e que os nossos times saiam de lá mais unidos do que já são. Também espero conhecer lugares novos, pessoas novas e me divertir bastante com os meus treinadores e minhas amigas, que são as pessoas que fazem tudo valer a pena”.

Logística e apoio aos atletas

Toda a logística da delegação do IFSul está sendo organizada pela equipe da Coordenação Técnica dos Jogos Intercâmpus e da Cojif, composta pelos professores Paulo Jassin Gutierrez e Thiago Terra Borges. O grupo é responsável por toda a preparação do instituto para os jogos, desde os deslocamentos até o acompanhamento das equipes. A alimentação e o transporte serão custeados pelo IFSul.

Estreia no Parajif

Uma das grandes novidades deste ano é a estreia do Parajif, competição nacional voltada a estudantes com deficiência. O IFSul participará com o atleta Lucas Conceição, orientado por Roberto Tierling Klering.

 

 

Modalidades e representantes do IFSul nos JIFs 2025

 

Modalidades coletivas

 

Handebol feminino – Técnicos: Vinícius Costa e Alessandra Reis

Basquete feminino – Técnico: Joubert Penny

Futebol masculino – Técnico: Rodrigo Cardoso

 

Modalidades individuais – Judô

Técnica: Aline Araujo

 

Arthur de Souza Rodrigues

Guilherme Forquim Arpino

Joaquim Torres Duarte

 

Modalidade individual – Atletismo

Técnico: Kenji Fuke

 

Luan Aleandro Henz

 

Parajif – Atletismo

 

Lucas Conceição – Técnico: Roberto Tierling Klering

 

Chefe da delegação

 

Fernando Jassin Gutierrez

 

Representação do IFSul na Comissão Organizadora Nacional

 

Além da participação esportiva, o IFSul também tem papel de destaque na organização do evento, com professores que integram a Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais (Cojif):

 

Paulo Jassin Gutierrez – Coordenador Técnico do JIF

Thiago Terra Borges – Membro da Coordenação Técnica do JIF

Marina Marques Kremer – Secretaria do JIF

César Hafelle – Coordenador da modalidade futsal

registrado em:
Fim do conteúdo da página