IFSul realiza a exposição “QUICORDEL: Ciência que vira Poesia”
A exposição QUICORDEL: Ciência que vira Poesia será realizada de 11 de dezembro, a partir das 17h, até 14 de janeiro de 2026, na Galeria Cultural, localizada no prédio da Reitoria do IFSul
A mostra tem como objetivo apresentar à comunidade a produção criativa dos estudantes do curso Técnico em Química do câmpus Pelotas, que transformaram conceitos científicos em folhetos de cordel por meio da escrita autoral e da sensibilidade poética. A exposição aproxima ciência e cultura popular, promovendo uma divulgação científica acessível, divertida e culturalmente significativa, ao demonstrar que a Química também pode rimar com arte, emoção e encantamento.
O projeto QUICORDEL: Ciência que vira Poesia nasceu nas aulas de Língua Portuguesa, nas quais os estudantes foram desafiados a transpor conteúdos da Química para versos rimados, inspirados na tradição da Literatura de Cordel. O resultado é uma coleção de folhetos que une experimentação científica e expressão artística, revelando como o conhecimento técnico pode dialogar com a cultura popular de forma sensível, criativa e interdisciplinar. Cada cordel exposto representa uma pequena reação entre saber e imaginação, celebrando a potência da arte como caminho para tornar a ciência mais próxima, humana e encantadora.
Artistas:
Exposição coletiva de folhetos de cordel elaborados pelos estudantes do 4º semestre do Curso Técnico em Química do IFSul Câmpus Pelotas, sob orientação e curadoria da professora Luciane Morales.
Local - Galeria Cultural do IFSul - prédio da Reitoria
Rua - Gonçalves Chaves - 3218
Redes Sociais