Você está aqui: Página inicial
Últimas notícias

IFSul, IFRS e IFFarroupilha se reúnem para debater curso de formação de conselheiros

A reunião, que ocorreu nesta quinta-feira (23), teve participação dos pró-reitores de extensão dos três institutos

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 13h41
  • Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2016, 13h15

Os três institutos da rede federal do estado do Rio Grande do Sul participaram de uma reunião nesta quinta-feira (23) para tratar do curso para formação de conselheiros de direito e conselheiros tutelares no estado. As reuniões, que vêm acontecendo desde janeiro junto aos conselhos tutelares e de direitos, têm como objetivo a formatação de um termo de referência a ser submetido ao Ministério da Justiça, sobre um curso de formação, com a meta de atender no mínimo 50% dos conselheiros de todos os municípios do estado. A estimativa é que haja a formação de aproximadamente três mil conselheiros.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSul, Manoel Porto Junior, essa ação poderá aproximar ainda mais os institutos. “É muito importante os institutos terem sido procurados para a realização dessa tarefa de formação dos conselheiros, que possuem um importante papel na sociedade ao lidarem com situações complexas, muitas delas decorrentes das grandes desigualdades sociais”, ressalta.

Para as pró-reitoras de Extensão do IFRS e do IFFarroupilha, a ação conjunta dos três institutos do estado fará a diferença na formação das pessoas. Viviane Silva Ramos, do IFRS, ressalta que “além de toda a importância da iniciativa, devemos dar um destaque para a parceira concreta entre os três institutos federais do Rio Grande do Sul”. Já Raquel Lunardi, do IFFarroupilha, afirma que “esse é o primeiro projeto – de muitos que ainda estão por vir – em que as pró-reitorias de Extensão se unem. É uma iniciativa muito importante”.

Além dos pró-reitores, estiveram presentes na reunião a chefe do setor de programas especiais da pró-reitoria de Extensão do IFRS, Leila Schwarz. Pelo IFSul, também participaram o chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (Degae),Ramão Correa, a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Cabral Colares Pereira e o diretor executivo da Reitoria, Alessandro Lima.