Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Assistência Estudantil > Benefícios
Início do conteúdo da página
Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 15h46

Benefícios da Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil do IFSul disponibiliza o auxílio alimentação, o auxílio moradia e o auxílio transporte como benefícios essenciais, de oferta prioritária, conforme o Regulamento da Política de Assistência Estudantil e a Normatização dos Benefícios da Assistência Estudantil.

 

Auxílio-alimentação

Propicia condições para o atendimento das necessidades de alimentação básica dos estudantes, através do fornecimento de bolsas ou de refeições em restaurantes próprios, terceirizados e/u conveniados.

 

Auxílio Moradia

Propicia condições de moradia aos estudantes, cujas famílias residam em localidades distantes dos câmpus, através de bolsas ou alojamento próprio, terceirizado e/ou conveniado.

 

Auxílio Transporte

Propicia o deslocamento dos estudantes que necessitem de transporte coletivo, através do fornecimento de bolsas ou vale-transporte de empresas conveniadas e/ou de linhas regulares.

Os demais benefícios serão concedidos após o pleno atendimento dos benefícios essenciais em todos os câmpus e quando houver sobra de recurso no final do ano letivo

 

Auxílio Material Escolar

O auxílio material escolar visa subsidiar o material necessário ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, na modalidade de auxílio financeiro.

 

 

Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial será concedido, através de auxílio financeiro, em situações pontuais para o atendimento de necessidades, esgotadas as possibilidades oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Auxílio à participação estudantil em eventos

Propicia a participação dos estudantes em eventos educativos, tais como cursos, congressos, seminários, microestágios, entre outros.

O acompanhamento biopsicossocial-pedagógico não depende de disponibilidade orçamentária, nem do atendimento integral dos benefícios essenciais em todos os câmpus para ser realizado.

 

 

Acompanhamento biopsicossocial-pedagógico

Ação de incentivo que prevê o atendimento ao estudante por uma equipe multidisciplinar constituída por assistente social, psicólogo, orientador educacional entre outros profissionais com a finalidade de alcançar o desempenho escolar.

 

________

 

Como solicitar os auxílios e atendimentos?

Os editais para os auxílios são lançados a cada início de semestre letivo. Acompanhe pelo site www.ifsul.edu.br, no link Editais e procure o link do campus no qual você está matriculado. O estudante deve preencher o formulário socioeconômico disponível (on line ou impresso) e apresentar a documentação prevista no edital de acesso aos benefícios disponíveis. O estudante é o responsável pela solicitação dos auxílios e pela apresentação da documentação.
 
O atendimento com psicólogo, pedagogo e/ou assistente social (chamado acompanhamento biopsicossocial-pedagógico) independe da situação socioeconômica do estudante, podendo ser solicitado a qualquer momento. Você deve se informar junto aos membros da equipe de assistência estudantil do seu campus sobre os horários de atendimento desses profissionais, no seu câmpus, e as formas de solicitar esse atendimento. 
 
Qualquer dúvida que você tiver sobre os editais, os formulários, os benefícios e/ou os atendimentos na Assistência Estudantil do seu câmpus,  você deve procurar o responsável pela AE do campus onde você estuda, que, na maioria dos casos, poderá ser o(a) assistente social, o(a) pedagogo(a) ou o(a) psicólogo(a), ou enviar um e-mail para a assistência estudantil do campus ou por meio de contato telefônico. Clique aqui para encontrar o contato do seu câmpus.
registrado em:
Fim do conteúdo da página