Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Educação Inclusiva > Apresentação
Início do conteúdo da página

Departamento de Ações Inclusivas

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 12h10 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 13h42

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense está comprometido a proporcionar uma Educação Inclusiva compreendendo-a como um conjunto de princípios e procedimentos implementados pela Gestão de cada Câmpus, adequando a sua realidade com o segmento social para: que aluno algum seja excluído dos processos de ensino, pesquisa e extensão e, por consequência, do mundo do trabalho. Em conformidade com o Regimento Geral do IFSul compete ao Departamento de Educação Inclusiva (DEPEI):

1. apoiar as ações para desenvolver processos de aprendizagem para educação inclusiva;

2. divulgar os objetivos das ações inclusivas motivando o acesso, permanência e êxito de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social;

3. promover ações visando à democratização e à equiparação de oportunidades educacionais no IFSul;

4. incentivar a capacitação da comunidade acadêmica no âmbito da educação inclusiva;

5. proporcionar ou ampliar habilidades funcionais atendendo às especificidades de pessoas com deficiência, no âmbito do IFSul;

6. estimular projetos no IFSul que favoreçam e simplifiquem as atividades do cotidiano das pessoas com deficiência; e

7. buscar cooperação e parcerias com instituições de referência, objetivando o desenvolvimento de ações de educação inclusiva. O DEPEI tem por objetivo proporcionar uma maior interação entre o Instituto e a sociedade que o circunda, buscando meios de possibilitar o ingresso de grupos sociais, que sempre estiveram à margem do restante da sociedade, no que tange à formação profissional e mundo do trabalho, e assim, reconhecer que a educação é um direito de todos e todas, independentemente de sua condição social, raça, credo, sexo ou deficiência.

Dessa forma, em consonância com suas diretrizes, estas ações serão desenvolvidas conforme as necessidades internas e com as realidades das comunidades locais e regionais, onde cada campus está inserido, contribuindo assim para a democratização do conhecimento. Desta forma, busca-se priorizar o direito do ser humano independente de sua deficiência, etnia, gênero e classe social.

O respeito por sua identidade deve ser valorizado e o DEPEI visa desenvolver ações que promovam à igualdade de condições para o acesso e para a permanência na instituição de ensino como também o acompanhamento do egresso no mundo do trabalho sempre respeitando as diferenças e a diversidade.

Cada câmpus possui os Napnes (Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) que têm por finalidade promoverem a cultura da educação para a convivência, aceitação da diversidade e, têm como objetivos a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição, de forma a incluírem todos na educação e os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e indígenas) que têm por finalidade desenvolverem ações referentes à temática das relações étnico-raciais. Em fase de implantação estão os NUGEDs (Núcleos de Gênero e Diversidade) os quais são os responsáveis por desenvolverem as ações de promoção dos direitos da mulher, dos apenados, dos trabalhadores em situações de vulnerabilidade social e de todo um elenco que compõe o universo da diversidade para a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural.

__

ESTRUTURA

O Departamento de Educação Inclusiva possui uma coordenadoria: a Coordenadoria de Fomento às Ações Inclusivas. Chefe do Departamento de Ações Inclusivas: Rosane Bom Hüsken Coordenadora de Fomento às Ações Inclusivas: __

CONTATO

Endereço: Rua Gonçalves Chaves, nº 3218 Centro - Pelotas/RS -

CEP 96015-560   

Fone: (53) 30266104 / (53) 981112510

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página