Você está aqui: Página inicial

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 17h10
  • Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2016, 17h19

Gestores e servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica e dos cinco Institutos Federais (IFs) em Minas Gerais participaram do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal. As atividades, realizadas em Poços de Caldas pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), tiveram início nessa quarta-feira (22) e prosseguiram até a manhã desta sexta-feira (24). O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, e o vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva, participaram da abertura do evento.

O presidente do Conif palestrou sobre o “Panorama da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Ao abordar a história, com destaque para a criação dos IFs em 2008, enfatizou que o diferencial dos Institutos Federais está no estímulo à capacitação de seus servidores e na oferta de uma educação cidadã, com potencial inclusivo e focada na formação de pessoas criativas e empreendedoras para o mundo.

Como ações da Rede, Marcelo Bender mencionou a consolidação do projeto dos IFs com a garantia de transformação da Rede Federal em uma política de Estado e não de governo; a construção de um planejamento estratégico para a Rede a partir do Conif; o aperfeiçoamento dos programas de internacionalização e a criação de políticas consistentes para fomento da pesquisa aplicada, inovação e capacitação.

Fórum – Para o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, Minas Gerais é um exemplo de como a Rede Federal pode ser bem-sucedida dentro de um mesmo Estado e definiu o evento como uma oportunidade para o fortalecimento coletivo. “Um momento de reflexão e análise, para buscarmos uma sociedade mais justa e igualitária, beneficiando principalmente aqueles menos favorecidos”.

O vice-presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, também acredita que o Fórum abriu oportunidade para importantes debates. “Essas ações permitem que possamos discutir possibilidades de crescimento”.

As atividades também tiveram a participação dos reitores dos Institutos Federais de Minas Gerais (IFMG), Kléber Gonçalves Glória; do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva; do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Paulo Rogério Guimarães, e do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Almeida. Também participaram o diretor de Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), Moacir Felizardo e França Filho; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Hércules Macedo, e o vice-prefeito de Poços de Caldas, Nizar El Khatib.

Programação – O Fórum Mineiro da Rede Federal discutiu temas relevante nos diversos setores das instituições de ensino. Para isso, nessa quinta-feira, 23/6, foram formados grupos de trabalho (GTs), com o objetivo de debater ideias, expor relatos de sucesso e discutir dificuldades no dia a dia das instituições. Os grupos produziram um relatório, que foi apresentado durante o encerramento do Fórum, na manhã desta sexta-feira.

Os GTs foram divididos pelas temáticas: Educação a Distância. Extensão; Assessoria Internacional; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Administração, Contabilidade, Contratos, Compras e Licitações; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Institucional e Obras; Ingresso, Concursos e Vestibulares; Comunicação Social, Tecnologia da Informação; Educação no Campo, Fazenda Escola, Cooperativa e Fundações.

Desdobramentos – Como resultado do encontro em poços de Caldas, o reitor do IFSULDEMINAS anunciou a execução da segunda parte do Fórum, no mês de julho, em Brasília. “A ideia é fazer um fórum na sede do Conif e convidar a bancada mineira de parlamentares. Vamos apresentar a demanda apontada aqui e, sobretudo, os números que nos qualificam para conseguirmos ajuda através de emendas”, disse o reitor.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS/campus Poços de Caldas – adaptada

Fotos: Ascom IFSULDEMINAS

Conif