Você está aqui: Página inicial
Intercâmbios

IFSul integra projeto de mobilidade acadêmica entre a América Latina e a Europa

O LAPASSION será financiado pelo Programa Erasmus+ e receberá um orçamento total de quase um milhão de euros

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h03
  • Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h03

O IFSul e outros quatro institutos federais, além do Conselho dos Reitores dos Institutos Federais (CONIF), são os representantes brasileiros em um projeto coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. Com duração de três anos, a iniciativa visa trazer para a América Latina uma boa prática desenvolvida na Europa, que consiste em desenvolver estágios e projetos com algumas características específicas, como a multidisciplinaridade e o envolvimento de estudantes de vários países.

O projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês) será financiado pelo Programa Erasmus+ e custeará até 28 projetos interdisciplinares, com 84 estudantes em mobilidade nas 15 instituições participantes. O montante destinado ao IFSul é de quase 54 mil euros.

O cronograma de atividades começa em novembro, durante a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) em João Pessoa (PB).

O primeiro grupo de alunos deve se reunir nos meses de abril e maio de 2018, em Santiago, no Chile, e o encontro já contará com estudantes dos Institutos Federais.

A vinda de estudantes estrangeiros para o Brasil ficaria para março de 2019, em projetos no IFTM e no IFMA. No ano seguinte, os anfitriões serão o IFSul, o IFG e o IFAM. As instituições brasileiras receberão representantes portugueses, espanhóis, finlandeses, uruguaios e chilenos.

As instituições brasileiras participantes são o Instituto Federal Sul Riograndense (IFSUL), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), o Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e o Conselho dos Reitores dos Institutos Federais do Brasil (CONIF).

Além dos coordenadores do Instituto Politécnico do Porto, de Portugal, participam também do projeto a Tampere University of Applied Sciences (TAMK, Finlândia), a Universidade de Vigo (UVIGO, Espanha), Universidad de Salamanca (USAL, Espanha), Universidad de La República del Uruguay (UDELAR, Uruguai), Universidade Técnica de Uruguay (UTEC, Uruguai), Fundação do Instituto Profissional (DUOC, Chile), Universidade Católica do Chile (PUC, Chile), Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP, Portugal).