Você está aqui: Página inicial
Últimas notícias

IFSul divulga nota de repúdio a declarações feitas em programa de rádio de Camaquã

Leia o texto divulgado pelo instituto em resposta a comentários proferidos durante debate entre representantes dos partidos que concorrem à Presidência da República.

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Criado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 16h00
  • Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 10h32
  • Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 10h32

NOTA DE REPÚDIO DA REITORIA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense vem a público demonstrar sua indignação quanto ao ataque que o câmpus Camaquã recebeu recentemente em uma entrevista de rádio desta cidade. Na ocasião, foi atacado todo um trabalho que vem sendo construído de forma a oferecer uma educação de qualidade aos estudantes da cidade de Camaquã e região.
Os resultados de destaque que nossos estudantes têm obtido em nível local, regional e nacional, em diversos testes de desempenho, feiras e congressos de ciências e tecnologia, assim como posições de empregabilidade no mundo do trabalho, demonstram firmemente que estamos no caminho certo.
Precisamos destacar também que preparamos nossos estudantes para que tenham cada vez mais condições de interpretar o mundo em que vivemos de forma crítica e com liberdade de pensamento, sem amarras de pré-conceitos. Esta é a forma que entendemos de preparar cidadãos participativos na sociedade.
Entendemos que esta visão distorcida da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pelo câmpus Camaquã não é compartilhada pela maioria expressiva das pessoas que residem na cidade.
Fica aqui nossa solidariedade a toda a comunidade acadêmica do câmpus Camaquã. Saibam que um ataque ao nosso câmpus é um ataque ao IFSul como um todo, é um ataque à rede dos Institutos Federais como um todo, e não podemos deixar passar a oportunidade de nos posicionarmos firmemente contra tais injúrias.
A seguir passaremos a reproduzir na integra a nota emitida pela direção do câmpus Camaquã em conjunto com a Reitoria.
Por uma educação de qualidade, pública, gratuita e inclusiva para cada vez mais pessoas de nossa nação.

Pelotas, 23 de outubro de 2018

Prof. Flávio Luis Barbosa Nunes

Reitor do IFSul

NOTA DE REPÚDIO DO CÂMPUS

A direção-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, câmpus Camaquã (IFSul-Camaquã), instituição constituída por servidores docentes, técnico-administrativos, terceirizados, estagiários, estudantes e famílias, vem por meio desta nota, externar a mais profunda lástima e indignação, em decorrência de parte do pronunciamento realizado pelo senhor Vítor Hugo Lindenau - Representante do Partido Social Liberal (conforme informado pela Rádio Acústica FM), em entrevista concedida ontem à noite (22), durante o programa NA REDE, conduzido pelo jornalista Voltaire Santos. O objetivo do programa foi de promover um debate com representantes locais, sobre as eleições para a presidência da república.

O referido entrevistado, em meio aos seus comentários, ao tratar de sua trajetória como estudante e egresso de uma escola técnica, fez afirmações caluniosas, injuriosas e difamatórias, a respeito do trabalho desenvolvido pelo IFSul-Camaquã, já que as palavras foram dirigidas à instituição e aos seus servidores. Em sua fala, o entrevistado procurou desqualificar o trabalho desenvolvido por esta escola, desrespeitando a comunidade escolar, em especial os servidores que aqui já desempenharam seu trabalho e os que atualmente desenvolvem suas atribuições de servidores públicos da educação.

O IFSul-Camaquã tem 8 anos de história em Camaquã e região, possuindo 6 cursos (ensino médio integrado, ensino médio subsequente, graduação e pós-graduação), tendo formado centenas de estudantes, em sua maioria estudando em universidades de reconhecida qualidade ou atuando no mundo de trabalho. Projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, assim como os muitos eventos abertos à comunidade, são marcas desta escola pública, gratuita e de qualidade comprovada. A formação ofertada pelo IFSul é diferente da que outrora proporcionou a Escola Técnica Federal de Pelotas e que posteriormente transformou-se em Centro Federal de Educação Tecnológica e que há 10 anos é Instituto Federal. A formação técnica continua sendo importante, no entanto, alia-se ao aperfeiçoamento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

É inadmissível uma postura ofensiva como esta, feita a uma instituição que tem se empenhado em ofertar uma formação educativa e social de qualidade, comprovado pelas inúmeras e diversas ações, que beneficiam milhares de pessoas e muitas instituições de Camaquã e Região.

Importante dizer que será pedido o direito de resposta no mesmo órgão de imprensa e que estão sendo estudadas outras providências a serem tomadas, partindo da gestão da reitoria do IFSul em conjunto com o Câmpus.

Apesar deste inaceitável acontecimento, a comunidade IFSul-Camaquã seguirá forte, convicta, na luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade, permeada pelo respeito e pela democracia, como deveria ser feito em todos os espaços e por todas as pessoas.

Reforçamos o convite, sempre feito em nossos eventos abertos ao público, de que a comunidade venha conhecer o nosso trabalho, para que tenha propriedade para emitir qualquer juízo de valor, potencializando uma análise justa e respeitosa, como a nossa comunidade é merecedora.

Camaquã, 23 de outubro de 2018

Prof. Tales Amorim