Você está aqui: Página inicial

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 09h26
  • Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 11h42

Acontece, no dia 02 de junho, o IV Encontro Regional de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil - Região Sul. O evento será realizado das 8h às 17h, no auditório do câmpus Porto Alegre do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), apoiador do encontro, e tem como objetivo a divulgação da Comunicação Alternativa e a aproximação entre usuários, familiares, profissionais e pesquisadores da área, a fim de fortalecer a rede regional de atores nesta temática.

Segundo a chefe de Gabinete do câmpus, Jozeline Bock, além de apoiar o evento, o câmpus Bagé participa de uma mesa de relato de experiência através da professora Fabiane Camargo, responsável pelo Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e do aluno Hermann Gonzales Halberstadt.

O Encontro será voltado à difusão e o fortalecimento da Comunicação Alternativa como questão de direito, qual a sua importância para a inclusão, como prática clínica e interdisciplinar, a sua importância para a emancipação e autonomia dos usuários desta forma de comunicação. As inscrições são limitadas, para se inscrever e obter mais informações, clique aqui.

Comunicação Alternativa - é uma área de prática e pesquisa, clínica e educacional para crianças e adultos, que envolve um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentem algum tipo de comprometimento da linguagem oral, na produção de sentidos e na interação.

O principio da Comunicação Alternativa é conceber que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, com um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens ou equipamentos com sintetizada, que permitam a interação. Confira a programação.