Você está aqui: Página inicial
Últimas notícias

Programação alusiva aos dez anos de parceria binacional do IFSul é tema de reuniões

Nos encontros, também foi discutido o planejamento dos cursos binacionais para 2017

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 18h11
  • Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 18h29

No ano em que se comemoram os dez anos da parceria binacional entre o IFSul e CETP UTU, uma intensa programação já está sendo planejada para marcar essa cooperação. Durante o mês de junho, o comitê gestor binacional realizou duas reuniões nas fronteiras – uma em Rio Branco/Jaguarão e a outra em Rivera/Santana do Livramento – para, além de discutir o planejamento para 2017 dos cursos binacionais de fronteira, alinhavar as atividades que serão realizadas no próximo semestre para comemorar uma década de parceria binacional.

Outro ponto de destaque da reunião foi a proposta de realização da Jornada de Iniciação Científica (JIC) e da Mostra de Extensão e de Ensino de 2016 no câmpus Santana do Livramento, como parte dos eventos comemorativos. A JIC e a Mostra de Extensão e Ensino serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Santana do Livramento e Rivera, juntamente com a Semana Acadêmica do câmpus.

Para a diretora do câmpus Santana do Livramento, Roberta Bermudes, este momento foi especial para convidar os servidores da unidade e da escola da UTU a se integrarem ainda mais aos projetos e ações binacionais, especialmente com a oportunidade de participarem da JIC e da Mostra de Extensão e Ensino, compartilhando os saberes dos alunos da fronteira.

O trabalho conjunto da parceria já mostra resultados. Em Jaguarão, continua sendo ofertado o curso de construção civil com ênfase em restauro. A primeira formatura deste curso será dia 06 de agosto, com os alunos recebendo a dupla diplomação CETP UTU/IFSul nesta região de fronteira. A Escola Técnica de Rio Branco do CETP UTU seguirá com a oferta do curso de Arroz y Pastura binacional. Na região de Santana do Livramento e Rivera serão ofertados cursos na área de gastronomia, logística, energias renováveis, eletroeletrônica e informática para internet.

Porém, as expectativas da parceria não param por aí. A Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) ofertará o curso tecnológico em mecatrônica e oferecerá vagas para alunos brasileiros. Esta oferta dará início ao modelo de curso superior binacional futuramente, após aprovação do MEC para que o IFSul possa ofertar cursos superiores nesta modalidade em parceria com a UTEC. As comissões pedagógicas estão trabalhando no projeto e a proposta foi encaminhada ao MEC este ano pelos reitores.

Na reunião do dia 30 de junho, também esteve presente o Diretor Presidente da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP) do Uruguai, Wilson Netto Marturet, juntamente com toda a direção do CETP UTU e da UTEC para acompanhar os trabalhos e reafirmar o compromisso com a educação binacional. O pró-reitor de Ensino do IFSul, prof. Ricardo Costa, representou o reitor durante as reuniões, acompanhado das equipes da Diretoria de Assuntos Internacionais, Diretoria de Desenvolvimento Institucional, Diretoria Executiva da Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

O comitê

O comitê gestor binacional é formado por diretores gerais dos câmpus de fronteira, por representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas do IFSul e do CETP UTU e UTEC e realiza duas reuniões anuais nas fronteiras.

Com informações da Administración Nacional de Educación Pública (Anep) Uruguai; fotos publicadas por ANEP Comunicaciones