Você está aqui: Página inicial
esporte

IFSul leva 134 atletas para a etapa sul dos JIFs na próxima semana

Seis câmpus do instituto estarão representados na competição: Bagé, Charqueadas, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Venâncio Aires

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sábado, 27 de Agosto de 2016, 20h13
  • Última atualização em Sábado, 27 de Agosto de 2016, 20h13

Ficamos mal-acostumados: as Olimpíadas chegaram ao fim, as Paralimpíadas ainda não começaram e muitos não estão sabendo lidar com a saudade de torcer intensamente pelos nossos atletas. Mas nesse hiato que separa essas duas grandes competições esportivas mundiais, é possível, sim, manter a torcida: só que, neste caso, para os 134 atletas do IFSul que representarão o instituto na etapa sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), o maior evento esportivo da Rede Federal. Os jogos serão disputados em Blumenau-SC, no complexo desportivo do Sesi, na próxima semana, de 29 a 31 de agosto.

Os alunos do IFSul envolvidos nos Jogos disputarão a classificação para a etapa nacional da competição com estudantes dos outros cinco institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre as onze modalidades disputadas nos Jogos, o instituto participa de nove: vôlei, vôlei de dupla, basquete, handebol, futebol de campo, futsal, tênis de mesa, xadrez e atletismo.

Com uma representatividade tão grande nos jogos, a expectativa também é a melhor possível. No ano passado, o IFSul classificou 44 alunos, das equipes masculina e feminina de handebol e de basquete, para a etapa nacional da competição, mas a torcida deste ano é para bater uma outra marca: “A nossa ideia é aumentar o número de alunos na fase final e quem sabe até igualar a nossa marca de 81 alunos que foram para Natal-RN”, comenta o professor de educação física do câmpus Pelotas e representante da região sul nos JIFs, Thiago Borges, lembrando o feito alcançado pelo instituto na edição de 2014.

Preparação a mil

Embora a abertura oficial da competição seja apenas na noite de segunda-feira, a mobilização dos estudantes vai começar cedo: no domingo, já saem em viagem os ônibus das equipes, compostas por alunos dos câmpus Bagé, Charqueadas, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Venâncio Aires. A previsão de chegada dos estudantes na cidade dos Jogos é às 14h de segunda-feira, quando vão diretamente ao hotel para descansar e aguardar o horário da abertura oficial.

De estudantes para estudantes

A exemplo da cobertura realizada durante os Jogos Intercâmpus, a etapa regional dos JIFs também contará com o protagonismo dos estudantes. Isso porque eles estarão em contato direto com a Comunicação Social do instituto, enviando fotos, relatos, vídeos e áudios que poderão integrar a cobertura jornalística do evento, tanto no site, quanto nas redes sociais. Acompanhe os canais oficiais do IFSul no Facebook, no Twitter e no Instagram para ficar por dentro do que acontece nos Jogos.

É aluno do IFSul e quer participar dos JIFs?

Para participar dos JIFs, o professor Thiago esclarece que o único pré-requisito é estar regularmente matriculado e estar enquadrado dentro do limite de idade previsto pelo regulamento da competição. Nessa edição dos Jogos, os estudantes participantes deveriam ser nascidos a partir de 1997.

Além desses requisitos básicos, o docente lembra que basta o estudante entrar em contato com o seu professor de educação física e falar sobre o seu interesse de integrar as equipes e participar dos treinamentos.

Quer saber mais sobre esportes no IFSul? Leia mais sobre 7 benefícios de praticar esportes e conheça algumas modalidades esportivas oferecidas no instituto!

JIF-Sul

A etapa sul-brasileira dos JIFs é classificatória para a etapa nacional dos Jogos, que acontece em Brasília, no início de outubro. Participam da etapa sul da competição os institutos: IFSul, IFRS, IFFarroupilha, IFSC, IFC, IFPR. A organização do evento neste ano está a cargo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Conheça as modalidades disputadas pelos câmpus participantes:

Vôlei masculino e feminino – Pelotas

Basquete masculino e feminino – Pelotas