Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 7 benefícios de praticar esportes para você começar AGORA a se mexer!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

7 benefícios de praticar esportes para você começar AGORA a se mexer!

Saúde, autoestima, equilíbrio emocional... Vem ver por que você deve abandonar de vez a preguiça!

  • Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 16h16
  • Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2016, 11h48

 

Ok, ok... Sabemos que sair do sedentarismo nem sempre é uma tarefa fácil, por isso vamos te ajudar a ter aquele empurrãozinho que faltava para começar a treinar. Você vai ver que os benefícios de fazer uma atividade física vão muuuuuito além dos aspectos físicos!

~> O #FicaDica dessa semana, sobre as oportunidades oferecidas pelo IFSul na área dos esportes, vai ser um pouquinho diferente: parcelamos o conteúdo em duas partes bem bacanas para te motivar a participar de alguma atividade dessas no seu câmpus. Então, vamos começar? Hoje é dia de conhecer os benefícios de fazer uma atividade física!

 

Trocar o elevador pela escada é um boooooom começo, mas investir na prática de algum esporte traz ainda mais benefícios para a sua saúde! Quer ver? Fala, professor: “Praticar pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana já diminui consideravelmente os riscos de desenvolver várias doenças, entre elas diabetes e hipertensão”, explica o professor de educação física do câmpus Pelotas, Thiago Borges.

Ah, e falando em saúde, antes de tentar virar o próximo Usain Bolt das corridas ou a próxima Marta do futebol, vale a pena procurar um acompanhamento profissional para checar qual a carga de esforço que o seu corpo está preparado para suportar. Para começar uma atividade, o aluno deve procurar um professor de educação física, que também poderá indicar um médico se achar necessário.

 

Sabe quando você se olha no espelho e, independentemente do seu peso ou altura, você gosta do que vê? Ou quando você sabe que é importante no seu círculo de amizades? Pois é, isso acontece quando estamos com a autoconfiança lá em cima! (E é tão legal, né? *-*)

A boa notícia é que praticar uma atividade física pode contribuir E MUITO para você ter essa sensação. O professor Thiago conta que isso se deve ao fato de, no esporte, você poder usar as suas características a seu favor. Ele exemplifica que muitos alunos mudam a sua postura e aumentam a confiança em si mesmos. “Antes de entrar para o esporte, muitos se sentiam deslocados por sua altura ou peso elevado, mas agora descobriram que essa característica pode ser muito positiva na modalidade que escolheram”, revela o professor.

Hora de descobrir quais as suas características mais marcantes e investir em uma modalidade sob medida pra você, hein! Aliás, #FicaDica: na parte 2 da série de reportagens sobre Esportes, vamos contar direitinho as especificidades de cada modalidade esportiva oferecida no instituto. Não perde!

 

 Quando o professor fala sobre as avaliações do semestre, você já começa a torcer para não ter trabalhos em grupo? Calma, praticar um esporte pode te ajudar a se relacionar melhor com os outros. Isso porque, de acordo com o professor Thiago, os esportes, principalmente coletivos, desenvolvem a sua capacidade de trabalhar em equipe. “Quando jogamos, precisamos pensar no coletivo e saber dividir tarefas”, conta o professor.

No futebol e futsal, por exemplo, o posicionamento de um atleta fora da marcação prevista pode fazer com que o sistema defensivo do time fique vulnerável. O professor dessas modalidades no câmpus Pelotas, Gabriel Cunha, complementa: “ter consciência do trabalho coletivo, saber que eu faço parte de um todo, fica muito claro no esporte”. Aliás, para a sua equipe ter um bom resultado nas quadras, é fundamental o grupo estar entrosado. Para isso, não tem jeito: você precisa entender o outro, ajudar o colega e estar conectado com a equipe. #esporteéamor <3

 

“Ahh, mas esporte é para quem talento e sabe as regras...” Hey, esquece isso! Claro que conhecer as regras de cada modalidade é importante, mas a criatividade é um dos maiores trunfos que você pode usar durante uma competição. No esporte, você não só aprende como executar as estratégias do jogo, mas também exercita o raciocínio lógico e a criatividade, seja em uma jogada contra o adversário ou no improviso para praticar alguma modalidade sem os recursos oficiais.

Você aprende não só os movimentos, como consegue enxergar o que vem após a execução deles (não é bola de cristal, é treinamento e raciocínio mesmo!), adquire a habilidade de pensar em situações sob pressão e elaborar táticas de acordo com o que encontra pela frente. Depois de desenvolver tudo isso, um DEZ naquela prova de geometria é o mínimo, né? ;)

 

Sabe aquela modalidade que parece muito difícil ultra-mega-impossível para você? Pois é, você não vai saber se consegue se não tentar. O esporte te ensina a auto desafiar-se e isso passa a fazer parte da sua vida. Aos poucos, você percebe que tudo é uma questão de força de vontade, e o esforço pode ser o seu maior aliado nessa jornada. 💪 #YouCanDoIt 😄

“Só talento não é suficiente, tem que estudar também, tem que focar”.

A frase do professor de educação física do câmpus Venâncio Aires, André Fonseca, é muuuuito importante! Sabe por quê? Além de adquirir coragem para enfrentar os obstáculos, com o esporte você vai aprender o conceito de dedicação. Sabe aquele colega que manda muito bem em alguma modalidade? Provavelmente a história dele vai muito além do talento nato, e a sua pode ir também, basta encarar o desafio e treinar! #NoTrainingNoGain #boratreinar

 

O equilíbrio vai muito além de se manter em pé, ele se refere à sua capacidade de manter-se bem e tranquilo emocionalmente. Com o esporte você passa a entender não só como se relacionar com os membros da equipe e trabalhar para o bem coletivo, mas também, de acordo com o professor André, aprende a enfrentar as derrotas, respeitar os outros e seguir em frente apesar das adversidades. #DontWorryBeHappy

Quando você começa a jogar para competir, percebe que nem sempre se ganha, mas também não é um 7x1 diferente todos os dias. Se é das vitórias que surgem as comemorações, é das derrotas que surge a transformação. O professor André nos fala um pouquinho sobre isso: “No esporte, a gente aprende que a vida é feita de momentos, de vitórias e insucessos, e a gente precisa conseguir crescer em todos esses momentos, principalmente nas derrotas, que é onde aprendemos mais”. #momentosabedoria

 

Sabe o que acontece quando você faz parte de um time e convive com ele, respeita os colegas, entende como lidar com as derrotas e respeita os adversários?? Você se prepara para a vida! Ou seja, apropria-se de valores muito importantes e nem percebe. Além disso, as equipes te acolhem como parte da família, e os seus novos “pais e irmãos” te dão o suporte necessário em todos os momentos. #SegundaFamília <3

O esporte te traz amigos e te ensina a ser muito mais que um bom jogador, te ensina como ser uma pessoa melhor. “O nosso objetivo não é formar o grande jogador de vôlei ou o grande capoeirista, mas é ajudar os alunos na formação humana deles, na formação de cidadãos para a vida”, conta o professor André, um dos muitos paizões formadores do IFSul.

 

~> Ficou animado com os benefícios ou ainda não está convencido? Calma, ainda vamos falar bastaaaaaante sobre esportes até o final dessa semana! Fica ligado que a #parte2 do #FicaDica vai te contar algumas das modalidades esportivas oferecidas no IFSul! Oportunidade ~única~ para saber por qual esporte seu coraçãozinho bate mais forte! <3

Por Greice Gomes e Priscila Vasconcellos

registrado em:
Fim do conteúdo da página